
A análise SWOT pode ajudá-lo a examinar opções de carreira realistas.
Se você quer mudar de carreira ou progredir no seu emprego atual, a análise SWOT - uma análise dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças - é uma ferramenta útil para avaliar sua competitividade e planejar um rumo ao sucesso. Parece uma técnica da nova era, mas, na verdade, Albert Humphrey criou o sistema como parte de um projeto de pesquisa que ele liderou na Universidade de Stanford nos 1960s e 1970s. Os líderes corporativos o usam para posicionar suas empresas em relação aos concorrentes, e você também pode.
Fatores internos
A análise SWOT começa com uma avaliação honesta dos fatores internos, ou seja, coisas que estão sob seu controle. Comece fazendo uma lista de seus pontos fortes, que podem incluir sua educação, experiência de trabalho, habilidades pessoais e rede profissional. Em seguida, identifique suas fraquezas, que são deficiências nas áreas que seu empregador, ou um próximo empregador, consideraria importantes. Estes podem incluir falta de educação avançada ou certificação técnica, dificuldade em se dar bem com seu chefe ou colegas, experiência de trabalho limitada ou habilidades de entrevista ruins.
Fatores externos
Dê uma olhada nas oportunidades e ameaças. Estes são fatores externos - de certa forma além do seu controle - mas são uma parte importante da imagem. Oportunidades incluem coisas como aumento da demanda em seu campo, treinamento adicional e educação, um novo campo de trabalho relacionado ao seu conjunto de habilidades, ou um movimento geográfico que o colocaria em uma área com maior demanda por suas habilidades e experiência. Ameaças são o oposto, coisas como diminuição da demanda em seu campo de trabalho ou concorrentes mais qualificados.
Análise
Depois de identificar esses fatores, é hora de descobrir o que fazer com eles. Dê uma olhada em seus pontos fortes. Como você pode aproveitá-los? Considere como você pode lidar com cada fraqueza e talvez até mesmo transformá-la em uma força, por exemplo, ganhando uma certificação que lhe falta. Olhe para as oportunidades e pense em como você pode explorá-las, por exemplo, aproveitando o treinamento financiado pelo empregador. Finalmente, considere as ameaças e descubra maneiras pelas quais você pode minimizá-las ou defendê-las, por exemplo, desenvolvendo suas habilidades para se tornar mais competitivo do que seus pares ou mudando para uma área em que suas habilidades são mais procuradas.
Aplicando os resultados
Todo plano de sucesso começa com um objetivo. Identifique o que você deseja alcançar. Por exemplo, você pode querer permanecer no campo de sua carreira, mas trabalhar para outra empresa, ou pode querer permanecer na mesma empresa, mas passar para um nível superior. Talvez você sinta que precisa de uma mudança completa em outro campo de carreira. Desenvolva um plano de ação para trabalhar em direção a esse objetivo. Pode levar alguns anos se você precisar de mais educação ou experiência de trabalho para ser mais competitivo, mas se sentirá melhor sabendo que tem um plano de ação para chegar lá. Coloque seu plano no papel e revise-o periodicamente para ajudar a manter-se no curso.




