Como Investir Em Ações Minerais

Autor: | Ultima Atualização:

Estoques minerais oferecem uma alternativa viável para investir nos metais brutos.

Antes de comprometer dinheiro na aquisição de um portfólio baseado em minerais, conduza algumas pesquisas para se familiarizar com a exploração mineral e como estimar o impacto do risco de precificação. Muitas empresas envolvidas na mineração de minerais como ouro, cobre e terras raras são publicamente listadas nas bolsas de valores. Além de lucrar com a venda de sua carteira quando o preço da ação mineral aumenta, você ganha durante a distribuição de dividendos pela empresa controladora. Conhecer o histórico das empresas por trás das ações dá a você uma vantagem para decidir em qual investir.

Estoques Minerais

A negociação de estoques minerais pode ser um bom investimento se você for um especulador de commodities com capacidade de risco. Em geral, as commodities tendem a reagir de maneira mais diferente aos fundamentos econômicos em transformação do que os ativos financeiros tradicionais, e é preciso antecipar que as probabilidades estão fortemente contra você, caso seu objetivo seja construir riqueza permanente. No entanto, investir em estoques minerais pode fornecer à sua carteira um hedge contra a inflação, já que os preços das commodities normalmente sobem quando a inflação está se acelerando. Você pode comprar estoques minerais nas bolsas de valores por meio de contratos futuros que padronizam a quantidade da mercadoria que está sendo negociada.

Ações da empresa de mineração

A natureza especulativa do comércio de commodities significa que há muito otimismo nas empresas de mineração. Você tem opções de investimento, mas precisa estar familiarizado com as duas principais empresas de mineração - as bem capitalizadas, com operações de abrangência mundial que exploram, desenvolvem depósitos minerais a granel e as vendem no mercado aberto - e as menores que pesquisam para novos depósitos sem necessariamente desenvolvê-los. Um grande minerador tem reservas provadas e prováveis ​​e será fácil de avaliar e investir. No entanto, um júnior pode ter retornos decentes quando tem sucesso suficiente e encontra um grande depósito de um mineral que o mercado quer muito.

Fundos negociados em bolsa

Se você é um investidor sofisticado, pode se aventurar em fundos negociados em bolsa com recursos minerais. Você pode ganhar exposição a preços de metais - tanto preciosos quanto industriais - em diversas opções de ETF que são negociadas nas bolsas de valores. Esses ETFs buscam principalmente replicar o desempenho de índices cujo benchmark consiste em empresas de mineração de capital aberto que estão envolvidas na exploração, extração e produção de metais e metais preciosos. Estes podem lhe dar acesso a uma classe de ativos que agrega valiosos benefícios de diversificação aos seus portfólios tradicionais de ações e títulos.

Fundos Mútuos

O objetivo de investimento da maioria dos fundos mútuos é a valorização do capital a longo prazo e você pode alavancar isso ao investir em fundos que incorporam ações para empresas envolvidas na mineração ou exploração de recursos minerais. Faça sua pesquisa para determinar os fundos adequados à sua estratégia de investimento. Alguns fundos têm uma exposição significativa a carteiras de metais preciosos, como ações de mineração de prata, platina e metais básicos. Outros se concentram em empresas envolvidas principalmente em atividades relacionadas a ouro, cobre ou diamantes. Os retornos variam muito de ano para ano, dependendo das commodities constituintes, portanto, esses fundos devem servir para diversificar seu portfólio com um horizonte temporal de longo prazo.