Um Marido Herdará Contas Bancárias Se Não For O Beneficiário?

Autor: | Ultima Atualização:

Um marido herdará contas bancárias se não for o beneficiário?

Mesmo que a vontade de sua esposa diga que você herda tudo em seu patrimônio, isso pode não significar que você herda todos os seus bens. Suas contas bancárias podem ir até você ou podem ir para outra pessoa cujo nome esteja na conta. Seus direitos ao dinheiro variam de acordo com as circunstâncias e os desejos da sua esposa.

Ponta

Dependendo de como a conta bancária é configurada, ela pode ou não ir para o cônjuge sobrevivo.

Pagável na morte

Se sua esposa estabelecer uma conta de pagamento por morte ou transferência por morte, o conteúdo da conta vai para quem ela nomear como beneficiária. Tudo o que o beneficiário tem a fazer é apresentar uma certidão de óbito para reivindicar o conteúdo da conta. Quando você mora em um estado de propriedade da comunidade, no entanto, você tem direito a metade do que sua esposa ganha durante o casamento. Mesmo se você não for o beneficiário, você pode ter uma reivindicação de pelo menos metade do dinheiro, se sua esposa abriu a conta durante o seu casamento e continha fundos matrimoniais.

Contas Conjuntas

Com uma conta conjunta, seu acesso ao dinheiro depende se você é o coproprietário. Se você é, é simples: em quase todos os casos, você tem o direito de tudo na conta. Se for outra pessoa e a conta tiver um "direito de sobrevivência", o co-proprietário receberá o dinheiro. Quando a conta não tem direito de sobrevivência, a parte da sua esposa na conta passa para quem ela nomeou em seu testamento, seja você ou outra pessoa.

Apenas um nome

Se o nome da sua esposa for o único da conta e não houver nenhum beneficiário do POD, o dinheiro vai para quem ela nomear em seu testamento. Se ela não tiver um testamento, sua lei estadual explicará como dividir seus ativos. Normalmente, como marido, você obtém a maior parte de tudo que possui. Se ela fez um testamento que dá todos os seus bens para outra pessoa, na maioria dos estados isso é inválido. Se for esse o caso, você pode pedir ao tribunal de sucessões para anular a vontade de cortá-lo.

outras considerações

Ao criar uma conta conjunta, sua esposa deve revisar a documentação. Muitos bancos atribuem automaticamente aos coproprietários um direito de sobrevivência, enquanto outros nunca fazem isso a menos que especificamente solicitado. Se sua esposa tem uma preferência, ela precisa dizer ao banco. Sua esposa também deve atualizar qualquer beneficiário do POD enquanto sua vida muda. Se ela deixar o nome de um ex-marido na conta, por exemplo, alguns estados honrarão isso mesmo depois que ela se casar com você.