
O bullying leva a um ambiente de trabalho estressante.
Você pode adorar o seu trabalho, mas quando seus colegas de trabalho começarem a intimidá-lo ou assediá-lo, você estará pronto para esvaziar sua mesa e cancelá-la. Os valentões podem ser exigentes, depreciativos ou simplesmente rudes, mas isso não significa que você precise aturar ou encontrar um novo emprego. Você pode colocar valentões em seu lugar simplesmente por ser assertivo e tomar uma posição. Mostre aos valentões que você não vai tolerar o assédio deles, e eles provavelmente desistirão e deixarão você trabalhar em paz.
Ignore o comportamento do valentão, se ele só incomoda você ocasionalmente e suas ações não são muito perturbadoras para você. Alguns valentões ficarão entediados com sua falta de resposta e procurarão uma presa mais fácil.
Diga ao valentão para parar de assediar você. Certifique-se de que ela saiba que seu comportamento incomoda você. Por exemplo, você pode dizer: "O que você acabou de dizer me envergonhou; por favor, não faça isso de novo". Embora você possa pensar que seria bom gritar com o valentão e dizer a ela, é melhor ficar o mais profissional possível.
Peça os nomes e testemunhos de pessoas que testemunharam o assédio. Se você precisar denunciar o agressor a um supervisor, pergunte se ele compartilhará o que viu para apoiar suas reivindicações.
Evite responder a assediar e-mails ou mensagens de texto. Se você decidir responder, informe ao remetente que você não está interessado em receber mais mensagens dela. Salve uma cópia das mensagens, caso você precise delas para registrar um relatório contra o agressor.
Converse com seu chefe sobre o valentão se o comportamento dela continuar. Pergunte se seu chefe irá transferir você ou o valentão para um departamento diferente. Sugira que seu chefe crie uma política anti-intimidação com tolerância zero e torne essa política conhecida para todos na empresa.
Faça uma reclamação formal ao departamento de recursos humanos ou superior do seu chefe, se ela não resolver suas preocupações. Coloque sua reclamação por escrito, por isso é mais difícil encobrir e manter uma cópia em casa para seus próprios registros.
Entre em contato com um advogado se o assédio persistir e seus gerentes se recusarem a ajudar. Você terá um caso mais bem-sucedido se tiver mantido evidências, como correios de voz, e-mails ou anotações por escrito, do assédio do agressor. Note que o bullying não é ilegal, então um advogado não pode ajudá-lo com isso. O comportamento de assédio que é ilegal inclui coisas como ameaças de violência física, avanços sexuais indesejados ou discriminação de gênero.
dicas
- Conversar com um amigo ou escrever sobre seus sentimentos em um diário pode ajudá-lo a superar as ações do valentão.
- Tente fazer pelo menos um amigo no trabalho. Os valentões são menos propensos a atacar pessoas em grupos.




