
Um currículo funcional é uma oportunidade para ser criativo com sua experiência.
A maioria dos currículos é da variedade “cronológica”, listando sua experiência de trabalho mais recente primeiro e, em seguida, fornecendo um relato histórico de sua carreira. Um currículo funcional é uma opção se você quiser destacar habilidades específicas, interromper sua carreira, retornar ao trabalho após uma longa ausência ou ingressar na força de trabalho como recém-formado. Profissionalmente feito, um currículo funcional pode ajudá-lo a se destacar no pool de candidatos.
Formato e Estrutura
Um currículo de uma página é melhor com uma fonte básica, como Times New Roman, e enfeites em negrito e itálico mínimos. Estude a descrição do trabalho e organize seu currículo sob os títulos de habilidade, colocando aqueles que você considera os mais importantes primeiro. Por exemplo, o primeiro cabeçalho pode ser “Comunicação e organização”. Dependendo do trabalho, outro título pode ser “Finanças e contabilidade”. Use exemplos do seu trabalho e da vida em casa para destacar sua experiência, seja ao se voluntariar na comunidade local ou como colaborador de uma organização estudantil.
Use palavras de ação
Use palavras de ação para descrever as tarefas que você realizou. Por exemplo, “Desenvolver um banco de dados de empreiteiro” é mais impressionante para um candidato a assistente administrativo do que o passivo “Desenvolvimento de banco de dados”. O primeiro implica que você era responsável e assumiu o controle do trabalho. "Gerenciamento de logística de conferência" é uma maneira de possuir uma tarefa de projeto, em vez de "agendamento de conferência coordenada". Considere que seu currículo pode ser exibido por um software de palavras-chave, portanto, use palavras que aparecem na descrição do trabalho para descrever sua experiência. Formate seu currículo simplesmente para torná-lo digital.
Tecnologia e Mídias Sociais
Se você está trabalhando em casa ou cuidando de membros idosos da família, as chances são de que você esteja envolvido em plataformas de mídia social e acompanhando a nova tecnologia de comunicação. Um assistente administrativo que é capaz de se comunicar através de plataformas sociais e entende seu uso no local de trabalho funcionará efetivamente com a equipe que trabalha remotamente ou no ambiente do escritório. Mostre as redes relevantes às quais você pode pertencer e desenvolva uma presença profissional em sites de redes sociais, como "LinkedIn", e inclua essas informações em seu currículo.
Seja criativo
A gestão das finanças domésticas e o malabarismo dos compromissos familiares concorrentes somam uma experiência significativa em gerenciamento de projetos. Seja criativo e considere seus talentos do dia a dia e sua capacidade de realizar várias tarefas como assistente administrativo. Resumindo sua experiência de trabalho cronologicamente na parte inferior do currículo pode responder a quaisquer perguntas que um empregador possa ter sobre sua história. Adicione sua educação e qualquer treinamento adicional e certificações. Mais importante ainda, revisar seu currículo e carta de apresentação para erros de gramática e ortografia. Certifique-se de que suas informações de contato estejam claras na parte superior e incluam seu endereço postal, seu endereço de e-mail e números de telefone relevantes.




