
O alongamento promove saúde e flexibilidade em seus músculos, tendões e ligamentos.
Muitos fatores, como genética, nutrição e hormônios, ajudam a determinar o quanto você cresce. Não há uma era universal que as pessoas parem de crescer. No entanto, geralmente é por idade 21 que muitos dos processos do corpo envolvidos no crescimento param, o que torna o crescimento além da idade 21 menos provável. Entre outras coisas, alongamentos e outros exercícios podem ajudar você a ficar mais alto, ou pelo menos lhe dar a aparência de ser mais alto.
Crescimento inicial
Mesmo que você cresça em fases ao longo da infância, geralmente é o surto de crescimento durante a puberdade que está mais intimamente associado com a altura que você terá quando adulto. Como relatórios da “Scientific American”, cerca de 60 a 80 por cento da altura das pessoas é determinada pela genética, que é através do DNA que você herda da família. A nutrição, de acordo com a “Scientific American”, compõe o 20 em 40 por cento do que determina sua altura. Isso ocorre porque uma dieta saudável rica em vegetais, frutas, laticínios, carnes magras e água fornece os nutrientes necessários para o seu corpo crescer. Entre outras coisas, isso inclui nutrientes necessários para o desenvolvimento ósseo e a produção de hormônios de crescimento. No entanto, como um estudo publicado na 1995 pela Sports Medicine relata, o exercício - que também inclui alongamento - auxilia na produção de hormônio de crescimento e no desenvolvimento ósseo.
Mais alto depois do 21
Geralmente, por idade 21, os locais em seus ossos que o crescimento ocorre - chamado placas de crescimento - se fecharam, e seu corpo diminui drasticamente a produção de hormônio do crescimento. Depois desse ponto, o alongamento não fará com que você fique mais alto no que se refere ao "crescimento" real. No entanto, o alongamento pode ajudar a aliviar a tensão nos músculos e na medula espinhal, o que realinha sua postura e, por fim, lhe dá a aparência de aumento de altura. De acordo com WalkTallShoes.com, corrigindo sua postura através de exercícios de alongamento, você pode olhar para 2 polegadas mais alto.
Outros benefícios do alongamento
Além de parecer mais alto, como indica a revista Youth Soccer.org, o alongamento aumenta a flexibilidade, o que reduz o risco de lesões ao movimentar os músculos e articulações durante atividades físicas. "The New York Times" acrescenta que o alongamento também pode reduzir a dor muscular causada pelo exercício intenso.
Considerações de alongamento
O Conselho Americano de Exercícios (ACE) informa que, antes do alongamento, você deve aquecer os músculos através de exercícios de cardio leve - como andar - para evitar lesões durante o alongamento, como músculos ou ligamentos rompidos. O ACE também recomenda não saltar enquanto você alonga; em vez disso, segure o alongamento para 15 em 30 segundos, relaxe e repita o alongamento. Embora o desconforto leve seja normal quando os músculos estão sendo alongados, para evitar danos musculares ou nos ligamentos, pare ou alivie o alongamento se o alongamento começar a doer.




