Uma Descarga Ilegal De Um Empregador

Autor: | Ultima Atualização:

Bar de leis estaduais e federais por razões discriminatórias.

Em estados com leis de emprego "à vontade", o chefe nem sempre precisa de um bom motivo - ou qualquer motivo - para demitir funcionários. Existem exceções em alguns estados; um empregador pode ser responsabilizado por violar um contrato, por exemplo, ou por agir de má fé. Além disso, se o seu empregador demitir alguém por uma razão discriminatória, ele pode estar infringindo a lei.

Lei Federal do Trabalho

A Fair Labor Standards Act e outros estatutos estabelecem a lei federal de emprego. A FLSA, por exemplo, define o salário mínimo federal. Os federais também fazem as regras sobre pagamento de horas extras e horas de trabalho para empregados menores. A Lei de Família e Licença Médica abrange empresas do setor privado com pelo menos funcionários da 50. Pela FMLA, você tem direito a 12 semanas de licença não remunerada para lidar com o parto ou uma emergência médica na família. Se um empregado se recusar a trabalhar sob condições que violem essas leis, um incêndio nesses motivos seria um não-não legal.

Estatutos Anti-Discriminação

Por lei federal, você não pode discriminar no local de trabalho com base na raça, cor, credo, gênero, nacionalidade ou afiliação religiosa de alguém. Existem estatutos federais que regem a discriminação salarial com base no sexo, bem como a discriminação contra trabalhadores qualificados com deficiência e empregados com idade igual ou superior a 40. Se você foi discriminado e demitido ilegalmente, você pode registrar uma queixa na Comissão de Oportunidades Iguais de Trabalho e, em alguns casos, prosseguir com uma ação judicial em um tribunal federal.

Retaliação e denúncia

Os empregadores não podem demiti-lo por tomar certas ações protegidas. Um funcionário que registra uma reivindicação de indenização trabalhista, por exemplo, não pode ser demitido por um empregador em retaliação. Além disso, na maioria dos estados, um empregador pode não permitir que você siga as políticas públicas estabelecidas, tais como informar sobre o dever do júri ou se recusar a cometer perjúrio. Há também leis contra demitir um funcionário por declarar falência, engravidar ou denunciar irregularidades dentro da empresa.

Contratos

A lei impõe contratos por escrito e os empregadores que demitem funcionários contratados sem causa legal podem estar analisando uma ação civil. A maioria dos estados também proíbe violações de um "contrato implícito", que pode significar diretrizes estabelecidas em um manual do funcionário, ou um acordo verbal sobre comissões de vendas ou salários por hora. Um empregador também pode estar agindo de má fé - e ilegalmente - quando ele viola ou altera os termos da compensação, como benefícios ou licença médica, e demite um funcionário que se recuse a cumprir estes termos.