Os gatos se cutucam para encorajar a união.
Gatos são curiosamente contraditórios. Apenas quando parece que seu gato prefere passar um tempo sozinho, seu senso olfativo e sua necessidade de se sentir seguro o levam a interagir afetuosamente com você. Nudging, inclinando-se, cabeça batendo e roçando contra você são algumas das maneiras em que ele se liga.
Troca de Perfume
Seu gato o cutuca para criar uma troca de perfume. Os gatos têm glândulas odoríferas nas suas testas, queixos, lábios e bochechas: o seu gato está a marcar-te com o seu cheiro destas glândulas quando ele empurra a sua cabeça contra si. Ele também lê o seu perfume escovando o corpo dele contra você e depois arrumando a pele dele para prová-lo.
Sensibilidade de perfume
O olfato de seu gato é 200 vezes mais forte que o de um humano, tornando-o muito sensível e reativo aos odores. Ele marca seu ambiente com seu cheiro para que ele se sinta mais seguro e ajude a mantê-lo calmo. Enquanto seu gato roça a mobília e rola no chão, ele está usando as glândulas de cheiro localizadas em sua cabeça, assim como outras em seus flancos e cauda, para trocar seu perfume com o ambiente para criar uma sensação de familiaridade.
Bonding
Troca de perfume facilita a ligação entre o seu gato e você mesmo. Se você voltar para casa depois de estar longe e seu gato correr até você e começar a cutucá-lo e enrolar seu corpo em torno de suas pernas, ele está tentando marcá-lo novamente com seu cheiro e o cheiro de seu ambiente. Ele vê você como uma parte de sua colônia. Quando você desce e afaga a pele dele, você está participando da troca de fragrâncias da colônia e aumentando o vínculo entre vocês dois. Cabeça batendo e cabeça cutucando são outras maneiras que os gatos tentam se relacionar com seus donos.
Grooming
Gatos às vezes cutucam para encorajar uma resposta de higiene de seus donos. Seu gato lambe sua própria pele para provar os aromas que ele pegou, para se limpar e regular sua temperatura corporal. Quando ele te cutuca, às vezes é sua maneira de encorajar você a participar do processo de preparação.
Outro comportamento tátil
Nudging não é o único comportamento tátil que os gatos usam para trocar o perfume com o ambiente. Quando seu gato amassa as patas no colo ou no sofá, ele está usando as glândulas de odor entre os dedos para marcar com seu cheiro. Felizmente, o cheiro das glândulas de gato não é forte o suficiente para os seres humanos perceberem: seu gato é levado a compartilhar seu perfume o máximo que pode.