Fatores 4 Que Podem Resultar Em Diferentes Níveis De Remuneração Para Funcionários Que Fazem O Mesmo Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Pode haver vários motivos pelos quais seu colega de trabalho recebe mais pelo mesmo trabalho.

Você e seu colega de trabalho têm o mesmo cargo e desempenham as mesmas funções, mas ganham mais dinheiro do que você. Antes de decidir que isso é injusto ou discriminatório, considere se há uma ou mais razões perfeitamente boas para a disparidade. Não é ilegal pagar às pessoas diferentes quantias pelo mesmo emprego, de acordo com um artigo do 2007 de junho, “O Especialista de RH”, e a diferença pode não ter nada a ver com gênero, raça ou outras coisas que você acha que podem ser fatores.

Aspectos legais

Os títulos de trabalho iguais ou semelhantes não significam automaticamente que dois trabalhos sejam iguais. Os aspectos legais que determinam se os dois empregos são os mesmos incluem cinco fatores, de acordo com o The WAGE Project, que trabalha para educar as mulheres sobre as disparidades salariais. Os trabalhos são os mesmos quando a habilidade, o esforço, a responsabilidade, as condições de trabalho e o estabelecimento - o que geralmente significa um único local de trabalho - são os mesmos. Se o seu cargo for “Widget Manager” e o trabalho de seu colega de trabalho for “Gadget Manager”, eles serão o mesmo trabalho, se todas as cinco condições forem atendidas, e deverão ter a mesma taxa de pagamento.

dos seus clientes

Mesmo que os dois trabalhos sejam iguais, pode haver outras razões pelas quais o pagamento é diferente. A experiência faz a diferença em muitos trabalhos. Um veterano de 10 anos é geralmente considerado mais eficaz em seu trabalho do que um novato com seis meses no trabalho. Muitas organizações também iniciam um novo funcionário com experiência relevante com um salário mais alto do que um novo funcionário sem experiência. A experiência é particularmente importante em trabalhos que exigem habilidades de pensamento crítico ou experiência técnica prática, como enfermagem, medicina, direito ou pilotagem de um avião.

Habilidades relevantes

Habilidade e proficiência técnica podem ser razões para pagar um salário diferente, especialmente se forem altamente relevantes para o trabalho específico. Por exemplo, os trabalhos de secretariado podem ser pagos de forma diferente se um funcionário for altamente qualificado no uso de programas de software, como planilhas, e digitar palavras 80 por minuto, em comparação a um funcionário que não tenha experiência com planilhas e digitar palavras 40 por minuto. Tanto a capacidade de usar planilhas quanto a velocidade de digitação são relevantes para a maioria dos trabalhos de secretariado.

Educação

A educação pode afetar os níveis de pagamento. Se você tem um diploma de bacharel em administração de empresas, enquanto seu colega com a mesma descrição de trabalho possui um mestrado no mesmo assunto, seu empregador pode pagar mais pelo diploma de nível superior. Um funcionário que tem aulas para melhorar suas habilidades em uma área relacionada ao trabalho também pode ter direito a um pagamento mais substancial. Se você e seu colega de trabalho lidam com a análise de dados e ela usa estatísticas para aprimorar suas habilidades nessa área, ela pode receber um salário mais alto.

atuação

Só porque os empregos, deveres, educação e habilidades são os mesmos, não significa que seu desempenho seja igual ao de um colega de trabalho. Os problemas de desempenho podem incluir a precisão do seu trabalho, se você perder os prazos e se aceita novas atribuições. Se você cometer erros freqüentes, resmungar ao menor sinal de uma tarefa adicional ou fazer promessas de prazo que você perca por dias ou semanas, o seu empregador tem o direito de lhe pagar menos com base no seu desempenho.