Lipoproteínas E Colesterol

Autor: | Ultima Atualização:

Uma dieta balanceada pode melhorar a saúde do seu colesterol.

Você provavelmente já ouviu falar de boas e más lipoproteínas em relação ao seu colesterol no sangue. No entanto, tanto a lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol LDL, quanto o colesterol HDL, ou lipoproteína de alta densidade, são essenciais para a função celular. Embora o LDL seja tradicionalmente associado ao aumento do risco de doenças cardíacas e o HDL esteja associado à sua redução, a relação entre os dois não é direta. Muitos distúrbios podem influenciar seus níveis de colesterol, portanto, verifique com seu médico para encontrar a causa se você tiver níveis anormais.

Definições

O colesterol tem sido tradicionalmente considerado o bloqueador da artéria que contribui para doenças cardiovasculares e derrame cerebral. No entanto, o colesterol é um componente essencial das membranas celulares e é a molécula precursora de certos hormônios e ácidos biliares. Seu fígado produz todo o colesterol que você precisa, mas seu corpo também pode usar o colesterol que você recebe através de sua dieta. Como o colesterol não pode se dissolver no plasma sanguíneo, você precisa de lipoproteínas para transportá-lo por todo o corpo. Estas lipoproteínas, que consistem em quantidades variáveis ​​de proteínas, colesterol, triglicerídeos e fosfolipídios, variam em tamanho, densidade, composição molecular e mobilidade.

Funções

Os quilomicrons são a maior e menos densa lipoproteína. Eles transportam gordura e colesterol que você come das células intestinais para o fígado. As moléculas de lipoproteínas de muito baixa densidade, ou VLDL, contêm uma alta proporção de gordura. Essas moléculas viajam para diferentes tecidos através da corrente sanguínea, onde os tecidos removem a gordura da molécula de VLDL. Isso converte a molécula de VLDL em uma lipoproteína de densidade intermediária, ou IDL, e eventualmente em uma molécula de LDL. As moléculas de LDL são os principais transportadores de colesterol em todo o corpo. As moléculas de HDL retiram o excesso de colesterol dos tecidos e transportam-no para o fígado.

Significado

Quantidades excessivamente altas de LDL na corrente sanguínea têm uma tendência a se acumular nas paredes das artérias, causando estreitamento dos vasos sanguíneos que podem contribuir para doenças cardíacas. No entanto, você precisa de algum LDL para transportar colesterol para suas células e tecidos. De acordo com um relatório 2011 da Texas A & M University, o LDL também pode ajudar seus músculos a reparar e construir massa em resposta ao treinamento com pesos. Além disso, formas de HDL de baixa qualidade e alta qualidade podem ter diferentes benefícios para a saúde, de acordo com um estudo 2008 da Universidade de Chicago. Altos níveis de HDL de baixa qualidade têm sido associados a doenças como artrite reumatóide, doença renal e diabetes e não têm o mesmo efeito protetor do coração que o HDL de alta qualidade.

Recomendações

Comer uma dieta rica em gorduras saturadas, rica em fibras, saudável, exercitar-se regularmente e não fumar são geralmente as formas mais eficazes de alcançar níveis saudáveis ​​de colesterol no sangue. No entanto, algumas causas de colesterol alto são devidas a fatores genéticos e outras doenças que alteram o equilíbrio do colesterol. Portanto, o seu plano de tratamento regulador do colesterol provavelmente variará dependendo da causa original e deve ser discutido com seu médico.