
Um chefe com habilidades de gerenciamento pode manter sua equipe motivada.
Quase todos os supervisores têm pelo menos algum tipo de erro ou falha pequena, mas pode ser muito frustrante quando o seu se recusa a agir como um gerente. Um chefe sem habilidades gerenciais não pode efetivamente organizar e liderar seus funcionários, então sua equipe não tem motivação e seus projetos ou relações com os clientes começam a sofrer. Se a falta de capacidade de gerenciamento do seu chefe estiver deixando sua equipe maluca, incentive-a a melhorar e se tornar o líder de que seus colegas de trabalho precisam.
Entenda seu chefe
Se você e sua equipe sentirem que seu supervisor não tem habilidades gerenciais, tente entender por que isso acontece. Seu chefe é novo em seu trabalho? Se antes ocupava uma posição técnica prática e nunca administrou ninguém, por exemplo, talvez ainda não soubesse como liderar uma equipe de funcionários. Seu chefe pode estar sob mais pressão do que você imagina, então ela está tendo problemas para se concentrar em liderar sua equipe. Depois de entender o motivo da incompetência do seu chefe, você pode tomar medidas para ajudar a corrigi-lo.
Conversar sobre isso
Lidar com um supervisor incompetente pode fazer você querer puxar o cabelo para fora em frustração. Pode ser útil compartilhar suas preocupações com sua equipe. Não espalhe rumores ou faça comentários desagradáveis sobre seu chefe apenas para reclamar, por mais catártico que seja. Em vez disso, trabalhe com sua equipe para encontrar soluções para o problema. Pergunte aos seus colegas de trabalho como eles acham que sua equipe deve lidar com a situação. Se você acha que deve reclamar e dizer coisas negativas sobre seu chefe, faça-o apenas com pessoas fora do escritório que não têm conexão com seu trabalho, como um amigo ou cônjuge.
Ajude seu chefe a ter sucesso
Se você acha que seu chefe está aberto a sugestões de melhoria de seus subordinados, você está com sorte. Diga gentilmente ao seu chefe que sua equipe poderia usar um pouco mais de liderança. Ofereça-se para reunir a equipe e realizar uma reunião para se concentrar nas maneiras que seu chefe pode melhorar. Se você não se sentir confortável fazendo isso, tente dar ao seu chefe um livro sobre habilidades de liderança. Convide seu chefe para aulas e seminários que ensinam técnicas de gerenciamento.
Torne-se Líder
Seu chefe, apesar de suas boas intenções, pode estar muito ocupado ou estressado para oferecer o nível de liderança envolvido que sua equipe procura. Se o seu chefe não puder levá-lo, considere o preenchimento para ela ou encontrar alguém na equipe que possa. Você pode pedir permissão ao seu chefe para assumir algumas de suas funções. Ela provavelmente será grata por qualquer alívio que você fornecer. Liderar sua equipe lhe dará um gostinho de como é ser um gerente e pode resultar em uma nova apreciação por seu chefe.
Fale com o supervisor do seu chefe
Se seu chefe se recusar a mudar e seu time estiver realmente sofrendo, talvez seja hora de conversar com seu supervisor. Reúna evidências da incompetência de seu chefe, como lucros cessantes, projetos fracassados ou clientes insatisfeitos. Colete instruções de outros membros da equipe. Se você fez um esforço para ajudar seu chefe a melhorar, documente cada ação que você tomou. Se você não tiver certeza de quem gerencia seu chefe, leve sua reclamação ao departamento de RH da sua empresa. Reclamar sobre seu chefe pode fazer com que sua empresa demiti-la ou oferecer seu treinamento de habilidades gerenciais. Também pode sair pela culatra e fazer com que os líderes da sua empresa pensem que você é um desordeiro. Somente faça uma reclamação se você já tentou outras táticas e elas não funcionaram.




