
Uma perspectiva positiva pode ajudar em um ambiente de trabalho difícil.
O ditado, "Não são as suas circunstâncias, mas como você responde a elas, que faz a diferença", é particularmente verdadeiro em um ambiente de trabalho difícil. Você pode se deparar com colegas de trabalho, um chefe dominador e um aumento da carga de trabalho, mas por causa de considerações financeiras, desistir pode não ser uma opção. Nesta situação, a única coisa a fazer é mudar a forma como você vê o seu trabalho. Isso requer um esforço consciente todos os dias para focar no positivo.
Aceite o fato de que você só pode mudar seu próprio comportamento e não o de qualquer outra pessoa. Por exemplo, se um supervisor ou colega falar com você em um tom de voz rude, opte por responder com calma e profissionalmente. O psicólogo Nando Pelusi recomenda que você reconheça seus próprios mecanismos de defesa, como pensar "não serei tratado assim" ou "não vou deixar você escapar disso", para que você não responda a indivíduos difíceis na defensiva. e maneira improdutiva.
Olhe para os colegas de trabalho através de uma lente de compaixão. Todos na vida têm um fardo que devem carregar e nem sempre são visíveis para os outros. Considere a possibilidade de que um colega de trabalho mal-humorado esteja lidando com uma doença mental ou um cônjuge deficiente. Embora seja possível que a pessoa nunca tenha aprendido boas habilidades de comunicação - ou seja apenas um idiota - pode ser útil ver pessoas difíceis como indivíduos que são pegos em uma luta na qual estão sobrecarregados.
Olhe para cada momento como uma oportunidade para fazer uma diferença positiva na vida de outra pessoa. Se um cliente estiver irritado, faça todo o possível para ser útil e paciente. Faça o melhor trabalho possível em tarefas chatas ou repetitivas para que você saiba que está estabelecendo um padrão de excelência e facilitando o trabalho de outras pessoas.
Incorpore as coisas que você gosta em seu ambiente de trabalho. Coloque flores frescas em sua mesa, ouça música estimulante durante sua pausa para o almoço, ou chame um amigo durante um intervalo para ver como ela está. Fotos de entes queridos, animais de estimação e belas paisagens podem adicionar um cenário agradável a um ambiente de trabalho difícil.
Cultive uma atitude de gratidão. Pense nas coisas do seu trabalho que você é grato por cada dia. Inclua coisas "pequenas" na sua lista, como ar condicionado, uma observação gentil feita por um colega de trabalho ou a conclusão de uma tarefa com precisão e eficiência. Dispensar os aspectos negativos do seu trabalho quando eles entram em seus pensamentos, porque eles não vão ajudá-lo a atingir sua meta de se sentir feliz no trabalho. Patty Hlava, autora de "Cultivat Gratitude", observa que gratamente praticar a gratidão tem um aspecto "contagiante" porque toda a sua vida pode ser positivamente influenciada por essa prática.
dicas
- Tente sorrir o máximo possível para que as pessoas ao seu redor possam ser elevadas por seu espírito positivo.
- Candidate-se a novas funções na empresa que possam ajudá-lo a aproveitar melhor seu trabalho, como ingressar em determinados comitês ou grupos. Você pode fazer novos amigos ou, pelo menos, construir seu potencial de rede.
Aviso
- Evite a tentação de reclamar do seu trabalho. Quando você faz isso, você está reforçando sua atitude negativa em relação à sua situação, o que afetará sua capacidade de ser feliz.




