Treinamento De Periodização Para Natação

Autor: | Ultima Atualização:

O ouro olímpico recompensou a freestyler Katie Ladecky por seu rigoroso treinamento.

Um nadador competitivo sonha em ficar de pé no pódio com uma medalha colocada em volta do pescoço. Para realizar esses sonhos, você precisa atingir o pico no dia da maior competição do ano, seja na final do ensino médio, nas Olimpíadas ou no clímax da competição de mestres de natação da temporada. A solução está no conceito de periodização, desenvolvido por treinadores na antiga União Soviética nos 1950s. A periodização, que varia a quantidade de seu treinamento, é baseada em resultados sólidos de pesquisa. Mas adaptar a pesquisa a um nadador individual é uma combinação de arte e ciência.

Ciência da Periodização

A teoria da periodização é baseada na síndrome de adaptação geral, ou GAS, que descreve os três estágios de adaptação que seu corpo experimenta quando está estressado, como durante uma sessão de treinamento. Primeiro, os músculos ficam momentaneamente mais fracos. Então, com o estresse repetido, como nadar centenas de voltas ou levantar pesos, o corpo se adapta e os músculos ficam mais fortes. Mas se o estresse se torna excessivo, os músculos se esgotam e os benefícios do treinamento se estagnam ou diminuem. A periodização é a criação de um plano de treinamento diário, semanal e sazonal que incorpora esses diferentes estágios de adaptação. Por exemplo, o plano de periodização para a estrela olímpica do 2012, Missy Franklin, que nada muito menos na prática do que a maioria de seus companheiros de equipe, foi ajustado com perfeição por seu técnico.

ciclos

Um macrociclo é um plano de treinamento de periodização para um ano inteiro ou temporada. Se você é um nadador do ensino médio, uma temporada só pode totalizar 10 semanas. Um nadador em uma equipe nacional precisará de um plano de treinamento que dure um ano ou até quatro anos se a próxima Olimpíada for o principal objetivo. Um mesociclo dura cerca de seis semanas, a quantidade de tempo que leva para o treinamento se traduzir em ganhos significativos de força e desempenho. Microciclos variam de cerca de quatro a 10 dias. Um treinador sofisticado pode construir periodização em cada um desses ciclos para desenvolver sua força, resistência e aceleração.

Linear vs. ondulante

Como se não fosse complicado o suficiente, existem duas escolas de periodização, linear e ondulante. A periodização linear se concentra em um ou dois sistemas distintos durante cada fase do plano de treinamento. Então você pode passar várias semanas de treinos com foco na resistência e depois de várias semanas com foco na velocidade. O maior benefício está em enfatizar sistemas distintos no corpo por um período adequado para a adaptação ocorrer. A desvantagem é que você pode perder alguns dos ganhos de resistência quando muda para o foco na velocidade. Um sistema ondulado resolve tudo de uma vez. Seus treinos misturam trabalho de velocidade, trabalho de resistência e trabalho de força. A possível desvantagem: os nadadores de elite podem não progredir tão rápido ou tão bem quanto possível para um grande evento com um plano de treino ondulante.

Taper

Treinadores e nadadores continuam fazendo malabarismos entre arte e ciência durante o período de redução gradual. O período de redução geralmente dura de uma a três semanas. Ele permite que você reduza as semanas anteriores ou meses de treinamento intenso, permitindo que seu corpo armazene energia que você pode liberar no dia da corrida. Geralmente, o período de redução gradual consiste em treinos menores e mais curtos. A intensidade de suas sessões de treinamento deve permanecer alta. Caso contrário, você poderá perder alguns dos ganhos obtidos durante a fase de treinamento pesado da periodização. Alguns nadadores também dizem que perdem a sensibilidade pela água se afunilarem demais.