Descrição Do Trabalho Do Consultante Da Lactação Da Enfermeira

Autor: | Ultima Atualização:

Os consultores de lactação ajudam as novas mães a amamentar com sucesso.

A amamentação é uma das coisas mais naturais que os humanos fazem, mas isso não significa que ela sempre aconteça facilmente. Algumas mulheres têm dificuldade em amamentar seus filhos por vários motivos. Consultores de lactação fornecem o treinamento e apoio que as novas mães precisam para superar essas dificuldades. Enfermeiros muitas vezes optam por se tornar certificadas como consultores de lactação, especialmente se eles trabalham em obstetrícia ou ginecologia.

Sobre a amamentação

Como o leite materno é a melhor fonte de nutrientes para os recém-nascidos, os especialistas recomendam a amamentação sempre que possível para garantir o desenvolvimento adequado dos bebês. É também uma escolha pragmática. Um relatório da 2011, do US Surgeon General, estimou que, se 90 por cento das mães amamentarem nos primeiros seis meses de vida dos bebês, isso reduziria US $ 13 bilhões dos custos de saúde do país. Os consultores de lactação ajudam as novas mães com quaisquer obstáculos médicos ou práticos que enfrentam enquanto tentam amamentar.

Coaching

Consultores de lactação muitas vezes começam seus deveres antes do nascimento, ou mesmo antes da concepção. Hospitais e cursos de treinamento pré-natal freqüentemente organizam sessões em grupo com consultores de lactação antes da gravidez ou em seus estágios iniciais para que as futuras mães saibam o que esperar e como se preparar. Pacientes individuais também podem procurar um consultor de lactação se tiverem um histórico familiar de dificuldade com a amamentação. Alguns hospitais também fazem rotineiramente uma consulta de lactação com cada nova mãe para ajudar a mãe e o bebê a estabelecer uma rotina confortável de alimentação. Muitas vezes, uma pequena quantidade de educação e incentivo é tudo o que é necessário.

Suporte

Algumas mães novas têm leite inadequado ou experimentam níveis incomuns de desconforto quando tentam amamentar. Os consultores de lactação podem ajudá-los a lidar com esses problemas em conjunto com o médico do paciente e outros profissionais de saúde. Se os problemas não forem médicos, mas práticos, como a necessidade de a mãe retornar ao trabalho, o consultor pode demonstrar como extrair leite e armazená-lo em mamadeiras para posterior alimentação. Eles também podem ajudar as novas mães a aprenderem a alimentar seus bebês discretamente, se não houver locais adequados para a alimentação. Muitas vezes, eles encaminham novas mães para organizações de aconselhamento, como a La Leche League, para obter mais apoio.

Treinos

Para se tornar certificado como consultor de lactação, você precisa de três pré-requisitos básicos. Uma delas é uma educação em ciências da saúde, que você pode obter através de treinamento e certificação como enfermeira. O segundo é a experiência clínica específica da lactação, como trabalhar em enfermagem ginecológica ou obstétrica. O terceiro pré-requisito é pelo menos 90 horas de educação formal em amamentação e lactação. Você pode ganhá-los através de um programa de nível universitário no assunto, ou através de uma série de créditos de educação continuada. Se você atender a esses requisitos, poderá fazer o exame de certificação oferecido pelos examinadores do Consultor do Conselho Internacional de Lactação e se tornar um consultor de lactação certificado pelo Conselho Internacional ou IBCLC.