As crianças também têm necessidades espirituais.
Salmo 127: 3 diz: "Eis que os filhos são uma herança do Senhor, o fruto do ventre, uma recompensa". Uma das coisas mais importantes que muitos pais procuram em uma igreja é como ela ajudará seus filhos a aprender sobre a Bíblia. Enquanto algumas igrejas tendem a entreter e tomar conta de crianças até que atinjam uma idade em que podem entender as idéias da Bíblia, outras igrejas contratam um ministro de crianças treinado para fazer parceria com os pais para ensinar aos filhos a Bíblia. Os ministros dessas crianças podem ser populares entre os pais que relutam em compartilhar essa responsabilidade, uma vez que esses ministros geralmente são treinados no seminário e têm o dom de trabalhar com crianças. A descrição específica do trabalho para esses ministros pode variar de uma igreja batista para outra.
Ensino
A maioria das descrições de trabalho para os ministros das crianças destaca o ensino como seu principal trabalho. Igrejas batistas geralmente fazem a maior parte de seus ensinamentos na Escola Dominical e em classes especiais, muitas vezes às quartas-feiras. Se a igreja é pequena, o ministro das crianças freqüentemente ensina as crianças ela mesma. Em grandes igrejas, no entanto, ela geralmente supervisiona os professores das crianças e os ajuda a encontrar materiais de aula. Ela também pode ajudar a selecionar os professores da Escola Dominical das crianças e os trabalhadores de creches para encontrar os melhores em trabalhar com crianças.
Planejamento de Eventos
Os ministros das crianças planejam e recrutam voluntários para eventos especiais voltados para as crianças da igreja. Ela pode ajudar a planejar a Escola Bíblica de Férias, um programa comum de crianças batistas, no qual as crianças são convidadas a participar de uma semana de aulas diárias de artesanato, jogos e estudos bíblicos. Ela também pode ajudar a organizar acampamentos de igrejas no verão, já que ela é freqüentemente o membro da equipe mais bem equipado para entender as necessidades espirituais das crianças. Ela pode ser obrigada a planejar uma "igreja infantil" mensal, onde compartilha uma breve mensagem com as crianças durante o culto normal da igreja.
Aconselhamento Parental
Os pais das crianças freqüentemente precisam de treinamento espiritual e aconselhamento também. Às vezes, pede-se a um ministro das crianças que trabalhe com os pais para iniciar um estudo bíblico domiciliar. Ela pode ajudar os pais que têm filhos desafiadores com problemas de comportamento usando um ponto de vista bíblico. Ela também pode ajudar os pais a compartilhar o plano cristão de salvação com seus filhos e pode ser o membro da equipe alistado para batizá-los, uma vez que eles se tornam crentes.
outras considerações
As igrejas batistas podem se sobrepor entre os empregos das crianças e o ministro da juventude. Os ministros das crianças geralmente pastoreiam crianças desde os anos do bebê até algum ponto em seus primeiros anos do ensino fundamental ou médio. Os dois funcionários trabalham juntos para ajudar as crianças a crescer espiritualmente até a idade adulta. Os ministros das crianças muitas vezes têm funções administrativas, como criar e trabalhar dentro de um orçamento. Grupos AWANA ou programas de esportes ascendentes, que oferecem uma alternativa cristã para campos e ligas esportivas, são frequentemente administrados ou assistidos por ministros de crianças.