
Os comerciantes de ações estabelecem preços com base em opiniões.
Em seu nível mais fundamental, é fácil calcular o valor das ações comuns - basta inserir um símbolo em qualquer mecanismo de pesquisa, e o preço mais atual será exibido. Você receberá um preço, mas pode não ser o valor real da ação. Existem três maneiras de ver o valor de uma ação ordinária, e seu preço de mercado é apenas um deles.
Valor de mercado
Quando você procura o preço da ação ordinária, você está obtendo seu valor de mercado. O valor de mercado informa o que um grupo competitivo de compradores e vendedores pagará por essa parte do estoque. É realmente um resumo de uma opinião. O valor de mercado de sua ação é igual ao que as pessoas no mercado acham que vale a pena, independentemente do que possa fazer ou do que representa.
Valores de Livros
O valor contábil de uma ação provém do valor total dos ativos da empresa. Se uma empresa tiver um bilhão de ações em circulação e tiver US $ 20 bilhões em ativos, seu valor contábil será US $ 20 por ação. Isso significa que cada ação representa $ 20 de empresa. A métrica "valor contábil tangível" retira itens intangíveis, como o valor de "goodwill" da marca de uma empresa, fora do valor contábil, e se concentra em ativos reais, como contas a receber, estoques e prédios.
Valor intrínseco
O valor intrínseco de uma empresa é que o dinheiro que você vai ganhar enquanto você possui vale a pena hoje. Quando você compra ações de uma empresa, você está dando dinheiro hoje em troca da expectativa de que venderá o estoque por dinheiro no futuro. Você também pode obter alguns dividendos ao longo da linha. Seu valor intrínseco é o que esse dinheiro futuro vale para você hoje. Se você acreditasse que venderia uma ação por $ 20 em três anos e coletaria $ 0.75 em dividendos enquanto o detinha, o investimento vale algo menos que os $ 22.25 que você coletaria enquanto você possuísse. Para determinar quanto menos, é necessário um cálculo para o valor intrínseco.
Calculando Valores Intrínsecos
Tradicionalmente, os valores intrínsecos são calculados através de um processo chamado valor presente. Em essência, você pega todo o dinheiro que espera ganhar e compara com o que você poderia fazer com seu dinheiro se não o investisse no estoque. A conclusão deste processo fornece o valor presente líquido do investimento. Por exemplo, se você soubesse que poderia investir seu dinheiro em 8 por cento, pagaria 17.81 ou menos por uma ação que pagará um dividendo de $ 0.75 por ano durante três anos antes de vendê-lo por $ 20. Você pode calcular esse processo com uma equação relativamente feia e complexa ou calculá-lo mais simplesmente usando uma função incorporada na maioria das calculadoras e planilhas financeiras chamada "NPV", que significa "valor presente líquido".




