As esporas ósseas freqüentemente afetam grandes raças de cães, como o pastor alemão.
Formalmente conhecido como espondilose deformante, esporão ósseo pode não incomodar seu pastor alemão ou causar-lhe dor em tudo. A única maneira que seu veterinário pode fazer um diagnóstico definitivo é através de raios-X, onde ela pode olhar para a formação dessas esporas em torno de um disco.
Espondilose Deformante
Na espondilose deformante, osteófitos ou esporões ósseos, formam nas bordas das vértebras da coluna vertebral. Embora seja possível apenas um esporão se formar, geralmente eles estão localizados em várias áreas ao longo do comprimento da espinha. Os osteófitos podem até se unir, formando pontes de osso entre os segmentos da coluna vertebral. Os esporões ósseos ocorrem mais frequentemente nas vértebras torácicas, na parte inferior das costas e na região lombar. Com pastores alemães, esporões ósseos podem ser hereditários. Se o seu cão já sofreu de discos escorregadios ou traumatismo da coluna vertebral, ele corre um risco ainda maior de formação de esporão ósseo.
Os sintomas
Quanto mais velho seu cão, mais provável é que ele desenvolva esporões ósseos. Se essas formações o incomodarem, ele sentirá claudicação, rigidez ou dores nas costas e no pescoço. Perda de massa muscular torna-se aparente. Ele pode parecer pior depois do exercício. Subir escadas ou entrar no carro torna-se cada vez mais difícil em cães com problemas sérios. Alguns destes sintomas mimetizam a artrite, o que também pode afetar o seu antigo pastor. Raramente, os esporões ósseos resultam em sintomas neurológicos, como dor intensa e paralisia, porque o esporão começa a pressionar os nervos. Levá-lo ao veterinário para um exame aprofundado.
Cães Assintomáticos
É bem possível que seu pastor alemão tenha esporões ósseos e não exiba nenhum sinal. Não é incomum para um veterinário descobrir esporões ósseos ao radiografar um cão para outro problema. Poderia ser um problema para o seu melhor amigo, seguindo o axioma: "Se não está quebrado, não conserte", ou se não está incomodando, deixe-o em paz. Claro, se o cão mais tarde apresentar sinais de dor, seu veterinário já suspeita de uma possível causa.
Diagnóstico
Se o seu cão parece com dor, o seu veterinário realiza um raio-X, seguido por um exame de ressonância magnética ou um mielograma - um raio X tirado após o corante é injetado ao redor da medula espinhal - para descobrir se o esporão pressiona nos nervos.
Tratamento
Seu veterinário pode prescrever analgésicos e antiinflamatórios para alívio da dor. Se o seu pastor alemão está acima do peso, ela também pode recomendar um programa de dieta e exercícios para ele. Cães com esporões ósseos não podem se envolver em exercícios vigorosos, mas exercícios leves podem ser benéficos. Você pode querer considerar a acupuntura, massagem e outras terapias para o seu pastor. Se o esporão ósseo comprimir a coluna, tornando o animal paralisado, a cirurgia é necessária.