Aguarde antes de fechar a conta do cartão - isso pode prejudicar sua pontuação de crédito.
Apesar de conseguir um cartão de crédito pode ser um sinal de responsabilidade financeira, também pode se transformar em um fardo. Se você tiver um saldo bastante grande e, depois, tiver que trabalhar para pagar e, ao mesmo tempo, pagar muito em juros, pode ser tentador simplesmente fechar a conta e se livrar dela. No entanto, fechando seu cartão de crédito pode realmente acabar prejudicando sua pontuação de crédito.
Gerenciando Utilização
De acordo com a FICO, o segundo fator mais importante na sua pontuação de crédito é o quanto você deve em relação ao seu limite total de crédito. Os credores gostam de ver que você usa uma pequena proporção do seu crédito total disponível. Quanto menor a sua taxa de utilização, melhor pode ser para a sua pontuação. Se você fechar uma conta de crédito, você diminuirá seu limite de crédito total, o que tem o efeito de aumentar sua taxa de utilização. Por exemplo, se você deve $ 1,000 e tiver um limite de crédito de $ 4,500 em três cartões, sua utilização será de 22.2 por cento. Fechar um cartão com um limite de US $ 1,800 reduziria seu limite geral para US $ 2,700, fazendo com que seu saldo de US $ 1,000 seja igual a 37 por cento do seu limite total.
Seu histórico de crédito
Fechar um cartão de crédito também pode afetar seu histórico de crédito. Contanto que você tenha uma conta de cartão aberta, e você a esteja usando de forma responsável, ela pode desempenhar um papel em dar a você uma melhor pontuação de crédito. Quando você fecha a conta, ela não cai imediatamente do seu relatório de crédito. No entanto, acabará por desistir do seu relatório de crédito e deixar de contribuir para o seu perfil de crédito. De acordo com o bureau de crédito da Experian, uma conta de crédito sem informações negativas em sua história desaparece após ser fechada por 10 anos. Nesse momento, a conta não ajudará mais a sua pontuação de crédito.
Quando fechar
Há momentos em que faz sentido fechar um cartão de crédito. Por exemplo, se você está pagando uma taxa anual por um cartão que você nunca usa, você pode ser melhor cancelá-lo. Para fechar um cartão com segurança, é melhor verificar se ele não terá um grande impacto na sua taxa de utilização. Por exemplo, se você normalmente carrega $ 1,000 em saldos e tem quatro cartões com um limite combinado de $ 14,000, fechar um cartão com um limite de $ 2,500 e reduzir o limite de crédito geral para $ 11,500 não fará muita diferença, pois a utilização só vai de 7.1 por cento para 8.7 por cento.
Evitando problemas de interesse residual
Quando você pagar e fechar seu cartão de crédito, fique de olho no seu saldo. Você ainda pode ter um pouco de dinheiro pelo que a indústria chama de "juros residuais". Isso acontece porque os juros continuam acumulados entre a data de um extrato e a data em que você o paga. Enquanto o interesse residual pode não ser muito dinheiro, não pagá-lo pode deixá-lo com um pagamento atrasado e um ding no seu crédito. Para evitar isso, ligue para o emissor do cartão e pergunte qual será seu saldo uma ou duas semanas no futuro e pague esse valor. Dessa forma, você cobrirá o interesse que é cobrado por esse período de tempo.