O Aminoácido L-Lisina

Autor: | Ultima Atualização:

O queijo parmesão tem l-lisina.

Carboidratos, gorduras e proteínas - cada nutriente tem blocos de construção menores. No caso das proteínas, os aminoácidos são as partes menores do todo. Um desses aminoácidos é a l-lisina. Seu corpo não produz lisina sozinho, então você precisa absorver o suficiente dos alimentos que ingere. Se não o fizer, poderá sentir alguns sintomas desagradáveis.

Aminoácidos Essenciais

Os aminoácidos podem ser divididos em três categorias: essenciais, não essenciais e condicionais. Seu corpo pode transformar os aminoácidos não essenciais em si mesmo, para que você não precise deles da sua dieta. Aminoácidos condicionais são aqueles que seu corpo precisa em circunstâncias especiais, como doença ou estresse. Aminoácidos essenciais são aqueles que você precisa obter da sua dieta porque o corpo não consegue sintetizá-los. Estes incluem lisina, histidina, isoleucina, leucina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Fontes de alimentos

Você precisará de 12 miligramas de lisina por quilograma de peso corporal por dia para atender a sua ingestão recomendada, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Para sua sorte, uma variedade de alimentos contém lisina, incluindo carne vermelha, carne de porco e frango. Peixes como bacalhau e sardinha também contêm lisina como nozes, ovos, soja, spirulina e salada de feno-grego. Feijões, legumes e produtos lácteos também têm lisina, o que significa que se você comer uma dieta que contenha uma variedade de alimentos, provavelmente consumirá lisina suficiente.

Funções

As funções da lisina têm muito a ver com o crescimento saudável. Por exemplo, a lisina é responsável por produzir o colágeno, uma substância presente nos ossos, na pele, nos tendões e na cartilagem. A lisina também ajuda o corpo a produzir carnitina, uma substância que ajuda o corpo a usar gorduras como energia e reduz o colesterol. Se você não tiver suficiente lisina, pode sentir sintomas como fadiga inexplicável, náusea, tontura, perda de apetite, olhos vermelhos, anemia e crescimento lento. Atletas e veganos que não comem feijão podem ter dificuldade em obter lisina suficiente em suas dietas.

Lisina como um suplemento

Você pode obter um aumento extra de lisina tomando um suplemento. Embora nem todo mundo precise de um suplemento, se você tem uma história do vírus herpes simplex, a lisina pode ajudar a prevenir a ocorrência de herpes labial. Você pode tomar 1,000 miligramas de lisina por dia para evitar uma fuga, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A lisina pode não ser tão boa na defesa contra as atuais lesões do herpes labial. O aminoácido também pode ser capaz de ajudar a prevenir a perda óssea devido à osteoporose, uma condição perdedora de ossos que afeta principalmente as mulheres. A lisina estimula as células ósseas a construírem novos ossos. Sempre verifique com seu doc ​​antes de começar a tomar suplementos de lisina, porque muito está associado a um risco aumentado para o desenvolvimento de cálculos biliares. Pode também interferir com certos medicamentos.