Os médicos precisam ouvir seus pacientes para avaliar adequadamente as opções de tratamento.
A comunicação interpessoal dentro de um local de trabalho de cuidados de saúde não só ajuda a determinar os problemas dos pacientes, mas também assegura-lhes a sua segurança e sobrevivência. Os pacientes necessitam de habilidades adequadas para gerenciar seus problemas de saúde. Os cuidadores têm o dever de garantir que os pacientes mantenham uma atitude positiva que melhore sua saúde. A comunicação interpessoal entre cuidadores e médicos também deve procurar melhorar a saúde de seus pacientes.
Redução das taxas de mortalidade
Os pacientes necessitam de informações adequadas sobre sua saúde para gerenciar sua condição. A comunicação interpessoal aumenta a compreensão dos pacientes sobre os riscos à saúde. A maioria das mortes relacionadas à saúde é resultado da comunicação disfuncional entre pacientes e seus médicos ou cuidadores. Muitos pacientes cometem suicídio quando percebem que têm doenças crônicas. A comunicação interpessoal entre pacientes e cuidadores reduz esses riscos. Além disso, muitos pacientes morrem por falta de conscientização sobre o gerenciamento de seus problemas de saúde. A comunicação interpessoal busca educar os pacientes sobre métodos de tratamento domiciliar e redução de riscos.
Redução dos Custos de Cuidados de Saúde
Muitos pacientes gastam mais com o tratamento porque não dispõem de informações sobre as melhores formas de lidar com seus problemas de saúde, além de encontrar a melhor medicação. O processo de comunicação interpessoal também permite que médicos e cuidadores entendam os problemas de seus clientes e ofereçam o máximo de ajuda possível. Os pacientes gastam menos quando há comunicação efetiva entre eles e os profissionais de saúde.
Redução de Riscos de Malversação
Muitas más práticas ocorrem devido à má comunicação entre médicos e enfermeiros. Avarias de comunicação causam diagnósticos errados que muitas vezes levam à morte. A entrega de dados médicos acelera o processo de cura porque os médicos podem entender os problemas relacionados à saúde de seus pacientes e também tomar decisões mais rápidas sobre a medicação mais apropriada. Através da comunicação interpessoal, os médicos entendem as alergias de seus pacientes. Esse entendimento ajuda os médicos a prescrever medicamentos que não prejudiquem a condição médica do paciente. A comunicação interpessoal reduz o risco de negligência por outro médico em casos de encaminhamento de pacientes.
Melhora a satisfação do paciente
A satisfação do paciente é um requisito para todos os prestadores de cuidados de saúde. A comunicação interpessoal oferece aos pacientes um ambiente onde eles expressam seus problemas de saúde. Os pacientes esperam que os prestadores de cuidados de saúde os escutem e também demonstram preocupação com sua condição. Quando um paciente recebe atenção de seus profissionais de saúde, eles se sentem seguros. A comunicação interpessoal entre os trabalhadores do setor de saúde também melhora o processo médico, porque os médicos entendem as necessidades especiais de seus pacientes. Isso permite que os médicos forneçam os serviços médicos apropriados para seus pacientes.