Você Não Pode Consertar Seu Relacionamento Tentando Consertar Seu Parceiro

Autor: | Ultima Atualização:

Você não pode consertar seu relacionamento tentando consertar seu parceiro

Chega um momento em todos os relacionamentos quando descobrimos algo de que não gostamos em nosso parceiro. Pode ser que eles nunca ponham os pratos de lado, ou que usem constantemente perguntas retóricas como técnica de conversação. Seja o que for, no começo, geralmente é algo pequeno. Então, conforme o relacionamento progride, a complexidade mais profunda de seu caráter é revelada e vemos algo que realmente nos incomoda. Talvez eles tenham uma tendência materialista ou sejam um pouco críticos demais. Nesse ponto, muitas vezes é algo que, se você pudesse, você certamente mudaria sobre eles. Mas é importante lembrar de uma coisa: você não pode.

Isso não quer dizer que não há espaço para críticas construtivas em um relacionamento, existe. É só que tentar mudar seu parceiro, como mudar profundamente quem ele é, é uma tarefa tola. Ainda pior, é mais provável que doa do que ajuda. Em primeiro lugar, ninguém gosta de ser incomodado sobre as coisas que fazem de errado. Constantemente apontando falhas do seu parceiro não vai corrigi-los, isso só vai irritá-los. E, além disso, melhorar o seu personagem é uma perseguição vitalícia, então dizer a eles que precisam mudar é como dizer a eles que precisam envelhecer 30 anos até amanhã.

O simples fato é que, se houver um problema com o seu relacionamento, você não vai consertá-lo tentando consertar o seu parceiro, você vai consertá-lo, ou pelo menos ter uma chance melhor de consertá-lo, consertando você mesmo. Esta é realmente a chave para um relacionamento saudável - tanto as pessoas constantemente tentando melhorar a si mesmas quanto as pessoas. O melhor de uma pessoa que você se torna, o melhor de um parceiro que você vai se tornar, o que é realmente o máximo que você pode fazer em um relacionamento.

Uma coisa que você pode fazer é encorajar seu parceiro a acompanhá-lo nessa busca pelo auto-aperfeiçoamento. Afinal, será difícil ter um relacionamento saudável quando uma pessoa está tentando e a outra pessoa não está. Mas, constantemente apontando as falhas do seu parceiro, ou as coisas sobre eles que o incomodam, não são encorajamento, é irritante. E ninguém gosta de ser importunado. No final, a melhor maneira de incentivar seu parceiro é dar o exemplo, o que significa concentrar-se em tornar-se o melhor possível. Não é uma garantia que isso conserte as coisas, mas é o melhor tiro possível que você terá.