Warrior II pose pode te ensinar como relaxar seu trapézio superior.
Você pode conhecer o trapézio como o incômodo músculo do ombro que se une quando você está sentado em sua mesa por muito tempo; mas esses músculos cobrem grande parte da parte superior das costas e desempenham um papel em muitos movimentos do ombro. Alongar e fortalecer seu trapézio de maneira equilibrada através da ioga pode ajudar a aliviar a tensão no pescoço, melhorar sua postura e manter os ombros saudáveis.
O trapézio
Seus músculos trapézios, ou "armadilhas", formam uma capa na parte superior das costas, correndo do crânio e da coluna vertebral até as omoplatas e os ossos da clavícula. As armadilhas superiores dão de ombros para os ouvidos. As armadilhas intermediárias puxam suas omoplatas em direção à coluna, enquanto as armadilhas inferiores as puxam para baixo. Muitas pessoas têm armadilhas superiores hiperativas e armadilhas inferiores fracas, levando a uma postura de ombro caída.
Balanceamento de trapézio superior e inferior
Quando suas armadilhas superiores dominam suas armadilhas inferiores, suas omoplatas sobem, comprimindo seu pescoço. A professora de yoga de Iyengar e fisioterapeuta Julie Gudmestad, escrevendo no Yoga Journal, recomenda Warrior II para fortalecer o trapézio inferior. (Consulte a Referência 1) No Warrior II, relaxe suas armadilhas superiores e afaste suas omoplatas de suas orelhas com suas armadilhas inferiores. Puxando suas omoplatas em direção a sua coluna em backbends, como pose de cachorro para cima-enfrentando, pose de camelo e pose de peixe também fortalece o trapézio do meio e inferior.
Alcançando seus braços aéreos
As armadilhas superior e inferior trabalham juntas para girar as omoplatas quando você levanta os braços acima em poses como Guerreiro I. Suas omoplatas giram da mesma maneira quando você faz Headstand com seus dedos entrelaçados atrás de sua cabeça e seus antebraços no chão. Gudmestad recomenda a prática do cão e do apoio para baixo para fortalecer o trapézio antes de tentar o Headstand. (Consulte a Referência 1) Se as armadilhas inferiores não forem fortes o suficiente para resistir à força da gravidade em suas omoplatas no Headstand, seu pescoço será comprimido. Para evitar que suas omoplatas se transformem em protetores auriculares, pressione os antebraços no chão e levante os ombros das orelhas.
Esticando o Trapézio
Você pode pensar que a solução para os ombros caídos é puxar os ombros para trás, estilo militar, mas isso pode criar tensão em suas armadilhas intermediárias. Poses como a pose de criança e a postura de Eagle abrem o espaço entre as omoplatas, esticando as armadilhas centrais. Para alongar suas armadilhas mais baixas, alcance seus pés com os braços em poses sentadas, como a postura Sentada Encurvada para a Frente e a postura de Cabeça-a-Joelho.