
Possuir ou operar uma pequena empresa compõe um papel de gerenciamento executivo.
Se você tiver sucesso como gerente de linha de frente, poderá ganhar uma posição de gerência executiva. Gerente executivo é um termo geral que inclui várias posições comuns de gerenciamento de nível superior em uma organização. O tamanho e o escopo de sua empresa normalmente determinam o número de gerentes executivos e suas funções. Posições executivas comuns incluem diretor executivo, diretor financeiro, gerente geral e diretor de operações. Os deveres variam um pouco por posição, mas vários deveres são comuns na maioria dos cargos de gerente executivo.
Realizar objetivos
Um dever primário de um gerente executivo, independentemente do título, é cumprir a missão, a visão e os objetivos da empresa. Para um CEO, esse é um dever mais geral que inclui a supervisão de cada departamento em suas funções. Os gerentes executivos funcionais ou de divisão têm uma abordagem mais focada na realização de metas relacionadas a finanças, marketing ou similares. O objetivo das metas e estratégias da empresa é alinhar todos os departamentos e funcionários em seu trabalho. Como executivo, você tem a responsabilidade de manter o foco das pessoas que gerencia.
Liderança da equipe executiva
Como proprietário de uma pequena empresa ou CEO, você provavelmente é a equipe executiva. No entanto, os executivos de outras empresas geralmente colaboram em equipe. Normalmente, você se reúne semanalmente para discutir o progresso em direção às metas, ajustes necessários na estratégia ou no executivo e novas oportunidades para aumentar a receita ou minimizar os custos. Além disso, os executivos de uma empresa pública têm a responsabilidade de reunir-se com os conselhos de administração da empresa para discutir padrões éticos, direção corporativa e finanças.
Finanças e Orçamento
Uma distinção fundamental entre gerentes executivos e gerentes de linha de frente é que os executivos geralmente têm uma responsabilidade financeira muito maior. Um CEO tem a responsabilidade geral pela maneira como a empresa usa seus recursos. Um oficial de finanças supervisiona o fluxo de entrada e saída de dinheiro. Executivos de divisão têm supervisão mais específica de seus orçamentos. Juntamente com a definição de orçamentos e a alocação de fundos conforme a necessidade, os executivos geralmente se envolvem em negociações contratuais com fornecedores, parceiros de negócios e compradores. Você também analisa relatórios financeiros para tomar decisões de estratégia financeira e decisões de ajuste de receita ou custo.
Desenvolvimento de Políticas e Execução
Um diretor ou gerente de recursos humanos também é comumente tratado como uma posição de gerência executiva nos locais de trabalho como da 2013. Isso se deve ao papel do nível executivo no desenvolvimento de políticas e procedimentos da empresa, incluindo aqueles relacionados ao gerenciamento de funcionários. Executivos desenvolvem políticas e procedimentos e o departamento de RH normalmente os formaliza em manuais de políticas ou manuais de funcionários. Como gerente executivo, você também tem a responsabilidade de comunicar as principais políticas na hierarquia organizacional por meio de gerentes de nível regional, de distrito, de loja e de departamento. Com o tempo, os executivos interagem com esses gerentes para garantir a colaboração e a conformidade com as políticas, o que ajuda no desenvolvimento da cultura da organização.




