Por Que Alguns Funcionários Recebem Favores De Seu Chefe

Autor: | Ultima Atualização:

Algum favoritismo surge de amizades platônicas.

Quando parece que um colega está recebendo tratamento preferencial do chefe, isso pode ter um impacto negativo no moral do ambiente de trabalho. A fábrica de boatos entra em alta velocidade quando colegas invejosos debatem o propósito do tratamento especial. Embora alguns favores possam ter uma explicação razoável, o impacto do leve percebido ainda tem um efeito negativo de longo alcance.

Relacionamento Pessoal

Qualquer tipo de relacionamento pessoal tem o potencial de resultar na concessão de favores. Se o empregado é um amigo, outro significativo ou membro da família, há uma inclinação natural para o chefe favorecer essa pessoa - intencionalmente ou não - em alguns aspectos. O problema ocorre quando outros funcionários sentem que não estão agitando adequadamente ou que o tratamento especial é injustificado ou não merecido.

Incentivo

Em alguns casos, o chefe pode simplesmente conceder favores como forma de agradecer por um trabalho bem feito. Esse tipo de reforço positivo pode ajudar a reforçar a atitude de um funcionário e, finalmente, torná-lo mais produtivo para a empresa. Se um único funcionário é continuamente destacado para reconhecimento quando os outros estão se saindo tão bem, mas são ignorados, isso pode prejudicar os relacionamentos entre empregado e empregador se os funcionários sentirem que seu trabalho é de alguma forma desvalorizado.

Retenção

Um chefe que distribui favores pode estar tentando reter aqueles que considera seus melhores desempenhos. Em alguns casos, quando uma empresa não pode oferecer um salário mais alto para seus melhores funcionários, ela tenta mantê-los satisfeitos com “vantagens”. Esses podem ser vistos como favores, como folga extra, uso de um veículo da empresa ou oportunidade de viajar em nome da organização.

Relação Inapropriada

Alguns favores podem ser o resultado direto de um relacionamento íntimo existente ou da tentativa de um superior de formar um relacionamento mais próximo com um subordinado. Um chefe que distribui promoções, atribuições especiais ou aumentos para um funcionário com quem ele tem esse tipo de relacionamento corre o risco de enfrentar consequências legais, dependendo da extensão do favoritismo e da política da empresa sobre os romances no escritório, de acordo com o Maurice. A. Deane School of Law.

Impactos negativos

Quando parece que um funcionário recebe favores especiais, isso pode levar ao ressentimento, não apenas da situação, mas do chefe e do funcionário favorecido. Funcionários que acham que estão sendo tratados injustamente têm maior probabilidade de falar mal da empresa, apresentar um desempenho abaixo do esperado e, em alguns casos, podem sentir-se justificados em roubar ou aceitar o empregador. Isso resulta em um deslizamento de potenciais problemas, incluindo a diminuição do moral, o baixo desempenho e uma força de trabalho agitada.

Como lidar

Reclamar com o seu chefe sobre o que outro funcionário recebe é apenas uma medida sensata apenas se você tiver certeza de estar sendo prejudicado no processo. Não chore, a menos que você tenha evidências de que a pessoa que está sendo recompensada está recebendo tratamento preferencial injusto. Se você tiver preocupações legítimas, leve-as ao seu diretor de recursos humanos.