
É improvável que os elípticos causem músculos tensos da panturrilha.
O exercício deve trazer benefícios para a saúde, por isso é frustrante quando a hora passada no elíptico se transforma em dores nas pernas. Não seja rápido para culpar o aparelho elíptico e alterar sua rotina de exercícios; Existem várias causas e correções em potencial para os músculos tensos da panturrilha. Como em qualquer exercício, sempre consulte seu médico antes de iniciar uma rotina elíptica.
Estanqueidade Elíptica
Não há muita pesquisa para vincular os treinadores elípticos como sendo a causa da contração da panturrilha, mas o posicionamento da parte inferior do corpo desempenha um papel no efeito da máquina sobre os músculos da parte inferior do corpo. Enquanto caminha e corre em uma esteira, seus joelhos se estendem à medida que você avança, o que alonga o músculo da panturrilha; no entanto, os joelhos ficam levemente flexionados durante os passos elípticos. Além disso, as elípticas colocam uma maior demanda nos músculos da panturrilha em comparação com a marcha, de modo que a combinação de passadas repetitivas, músculos da panturrilha não esticados e carga muscular mais pesada podem contribuir para panturrilhas apertadas.
Causas primárias
O elíptico sendo a causa real de sua tensão muscular é menos provável do que as principais causas de músculos tensos. Não seguir uma rotina regular de alongamento é, provavelmente, o culpado pelas tensões nas pernas. Cãibras musculares podem ocorrer em uma elíptica e são reconhecidas como uma tensão súbita e intensa do músculo, que pode ser causada por fadiga muscular, desidratação, baixo nível de sódio ou baixo teor de potássio. Outro aperto que você pode experimentar, especialmente se você é novo em usar o aparelho elíptico, é o atraso na dor muscular, ou DOMS. A DOMS causa dor e rigidez nos músculos por um dia ou dois se você se exercitar com intensidade maior que o normal.
Esticar
Estique os músculos da panturrilha todos os dias, especialmente depois de usar o aparelho elíptico. Um bom alongamento para os músculos da panturrilha é o alongamento da parede da panturrilha. Fique de frente para uma parede com as mãos na parede na altura dos ombros. Coloque os dedos dos pés a cerca de 2 centímetros da parede e, em seguida, pise para trás com a perna a ser esticada. Mantenha a perna de trás estendida enquanto dobra o joelho da frente e incline-se em direção à parede. Mantenha o calcanhar da perna estendida no chão e, quando sentir uma sensação de alongamento na panturrilha, segure o alongamento por 30 segundos. Realize este alongamento nas duas pernas, três vezes. Outra maneira de alongar os músculos da panturrilha é usar uma tala noturna de fascite plantar, que aplica um alongamento suave durante a noite. O alongamento também fornece algum alívio do aperto associado ao DOMS.
Considerações
Se a sua amplitude de movimento é limitada, você está se preparando para o aperto. Use apenas elípticas que permitam que você passe pela sua amplitude normal de movimento. Além disso, use a postura correta apertando os músculos abdominais para estabilizar a coluna, puxando os ombros para trás e mantendo a cabeça levemente para frente. Se você planeja usar o elíptico por mais de 60 minutos, beba bebidas eletrolíticas para reabastecer as cãibras musculares. Se você tiver uma cãibra muscular, não estique o músculo durante um espasmo, pois isso pode rasgar o músculo, mas se estica assim que a cãibra desaparecer.




