Níveis baixos de potássio podem contribuir para a dor de cabeça.
Enquanto você não pode pensar muito sobre o potássio, você pode começar a dar graças por ele quando descobrir o quanto ele faz pelo seu corpo. O potássio é vital para o funcionamento do seu cérebro e, sem potássio suficiente, você não seria capaz de pensar com tanta clareza. Se você comer uma dieta saudável repleta de frutas, grãos integrais e vegetais, você provavelmente terá potássio suficiente para alimentar as células e o cérebro. Se você não o fizer, adicionar algumas opções ricas em potássio em sua dieta pode realmente agir como alimento "cerebral".
A bomba de sódio / potássio
Enquanto você não pode se ligar para recarregar, seu cérebro e corpo funcionam com eletricidade. O potássio é um eletrólito, ou partícula eletricamente carregada, que é encontrada principalmente dentro de suas células. Suas células têm pequenos portais onde o potássio pode fluir e o sódio entra temporariamente. Isso gera uma carga elétrica que empurra impulsos elétricos ou neurais ao longo de seus nervos até o cérebro. Essa troca de potássio e sódio é conhecida como bomba de sódio-potássio e é necessária para que os nervos e os músculos funcionem adequadamente.
Condução Neural
Pense no processo de enviar uma mensagem de e para o seu cérebro como uma ligação telefônica. Se sua mão se aproximar de um fogão quente, os sensores em seus dedos podem dizer que uma superfície está quente demais para tocar e então envia uma mensagem para seu cérebro. Suas células trocam sódio e potássio pelos nervos até a mensagem chegar ao cérebro. Seu cérebro responde sinalizando seus músculos para se afastarem para que sua mão fique longe da superfície quente. Se você não tem potássio suficiente em seu corpo, a mensagem pode ter dificuldade em chegar ao seu cérebro e voltar ao seu braço e mão. Assim, a deficiência de potássio é como o equivalente a uma linha telefônica que tem muita estática ou foi completamente cortada.
Estudo de Pesquisa Baylor
Um estudo 2010 da Baylor College of Medicine publicado na revista “Nature Neuroscience” ilustra o quão importante é o potássio para a função neural. Os pesquisadores estudaram ratos e como alterar gateways de potássio em seus cérebros os afetou. Quando os pesquisadores impediram o potássio de entrar e sair das células, os ratos sofreram convulsões. Embora mais estudos sejam necessários, os pesquisadores teorizaram que essas descobertas poderiam fornecer pistas futuras sobre tratamentos para epilepsia e transtornos convulsivos.
Escolhas saudáveis
Para manter seu cérebro e nervos funcionando da melhor forma, é importante ingerir potássio suficiente em sua dieta diária. Mulheres adultas jovens precisam de 4,700 miligramas de potássio por dia, de acordo com o Instituto Linus Pauling. A boa notícia é que a maioria dos alimentos ricos em potássio é o sonho de um nutricionista, porque eles também são embalados com outros nutrientes e baixa em calorias. Alimentos ricos em potássio incluem espinafre, tomate, brócolis, cenoura, batata, banana, laranja, melão e kiwi.