Você se safa muito com seus 20s, mas quando você atinge o grande 3-0 você deve chutar esses maus hábitos de compra.
É hora de falar de estratégia.
Não, não o tipo que irá ajudá-lo a bater a multidão de compradores enlouquecidos para marcar as melhores ofertas em presentes mais quentes deste ano.
Estamos falando de uma sessão de estratégia para ajudá-lo a abandonar os hábitos de compra não tão estelares que você pode ter acumulado ao longo dos anos - e adotar alguns mais experientes.
E embora todos possam se beneficiar de uma ou duas lições de gastos inteligentes, hoje, estamos conversando com você 20-somethings. Embora você não tenha tido tanto tempo como adulto para estabelecer suas rotinas e hábitos de compras, você teve tempo suficiente para começar a desenvolver alguns.
Para garantir que você está se preparando para o sucesso financeiro nas próximas décadas, reunimos cinco especialistas em dinheiro para compartilhar suas principais dicas de compras para reformar os hábitos de consumo ruins mais comuns.
Mau Hábito #1: Financiamento de Débito Seu “desejo”Pense em quando você estava no ensino médio. Você provavelmente não poderia deixar de jogar o jogo de comparação - ou correr para estourar sua mesada nos novos gadgets mais legais no segundo em que os garotos populares compraram os seus.
Ei, não estamos julgando. Essa mentalidade é normal, diz Michael McCall, professor de psicologia do consumidor da Ithaca College e especialista em padrões de gastos e dívidas. "Historicamente, as pessoas sempre quis o que não podem pagar", diz ele.
Mas isso se torna um problema real quando você continua habitualmente a entrar nos padrões 20, caindo em um ciclo de dívidas no processo - um mau hábito com grandes consequências financeiras.
"Neste momento da sua vida, você não quer assumir mais dívidas ou entrar em um casamento com muito do mesmo", diz McCall. "A dívida agora está impedindo as pessoas de atingir marcos nos seus 30s, como se tornarem proprietários de residências. "
Portanto, é exatamente por isso que seus 20s estão no horário nobre para rejeitar esse hábito em favor de uma mentalidade financeira mais voltada para o futuro - antes de atingir os seus melhores salários e começar a sonhar com objetivos monetários tão importantes quanto começar uma família.
O que nos leva à regra básica das compras a adotar agora: se você não fez orçamento para um "desejo" ou não pode confortavelmente tocar sua conta semanal de gastos flexíveis para pagar por isso, não compre - independentemente de quem mais está ostentando isto.
Seu eu futuro não tão distante agradecerá.
Hábito ruim # 2: sucumbir às ofertas de vendasNão importa se você está procurando bens domésticos, hardware ou comida - chegar à loja sem um plano de jogo pode ser uma jogada arriscada porque itens de liberação estrategicamente colocados, ofertas de compra-um-em-um e “extras” reluzentes pode tentá-lo a comprar mais do que você realmente precisa.
E além de potencialmente quebrar aquele orçamento apertado que você definiu, a estilista Anna Akbari, fundadora da Sociology of Style, adverte que há outro lado negativo em deixar seus impulsos tirarem o melhor de você na seção de vendas, especialmente quando se trata para comprar roupas.
"Muitas vezes, as compras por impulso não se transformam em peças para você", diz ela. "Ou, pior ainda, você compra algo sem ter um ajuste adequado, ou se sente culpado por não usá-lo ou não se sente confiante quando você faz. "
Resumindo: não é um negócio se você nunca acaba usando.
Portanto, antes mesmo de chegar às lojas, venha preparado com uma lista do que você realmente precisa comprar - e não com o que você vê nas prateleiras - e adquira o hábito de aderir a essa prática, diz Jon Lal, especialista em gastos e fundador da BeFrugal.com.
Na verdade, "gastar seu tempo planejando uma compra significa que você pode procurar cupons e vendas [sobre o que você quer] antes de comprar", diz ele. Isso significa que você pode farejar apenas os negócios que você quer, ao invés de deixar a metade fora!" tags controlam sua carteira.
Hábito ruim # 3: A mentalidade “compre o que eu preciso agora”A maioria das pessoas espera até acabar um item doméstico - toalhas de papel, material de limpeza, pasta de dente - antes de reabastecer seus armários. Mas essa prática pode realmente levá-lo a pagar demais a longo prazo, diz o especialista em produtos de consumo Kasey Trenum, autor de "Couponing for the Rest of Us".
Uma estratégia de compras melhor, sugere Trenum, é planejar sua lista de compras alguns meses depois.
"Compre oito a dez semanas de itens que sua família usa regularmente quando eles estão à venda, e com um cupom, se possível", diz ela, observando que o prazo de três meses é o ciclo típico de venda. ficar sem esses suprimentos, você pode reabastecer - com desconto.
"Ao fazer isso, você pode facilmente economizar metade dos preços de varejo", acrescenta Trenum.
Mau Hábito # 4: Deixando Emoções Ditar Suas EscolhasAs pessoas tendem a se tratar fazendo compras quando algo de bom acontece em suas vidas ... ou quando algo acontece. Ou eles estão entediados. Ou deprimido. OK, para alguns, quase qualquer emoção é uma boa razão para fazer compras.
Mas antes de você ligar o 30, é hora de encontrar maneiras mais inteligentes de se recompensar - e lidar com emoções negativas - que não envolvem desperdiçar seu dinheiro suado porque seus problemas (e níveis de estresse) não desaparecerão com a idade.
"Trate as compras por impulso da mesma forma que faria com um lanche ou sobremesa indulgente quando estiver seguindo um plano de alimentação saudável e dedique um tempo para ter certeza de que realmente quer se entregar", diz Lal. Afaste-se do item por uma ou duas horas, depois reconsidere se é uma compra que você está fazendo porque você realmente quer - ou se é simplesmente uma solução rápida para melhorar o seu humor ".
Isso não quer dizer que você nunca pode entrar - você apenas tem que ser esperto sobre isso. Lal recomenda reservar uma pequena quantia de dinheiro a cada mês em uma conta poupança que você pode tocar sem culpa sempre que quiser se envolver em uma pequena terapia de varejo. Dessa forma, você não está realmente gastando demais - você está mergulhando em economias para as quais já está orçado.
Mau Hábito # 5: Não Investir no BásicoAqui está um lema para você: "Em caso de dúvida, invista em grampos."
É um dos mantras favoritos de Akbari para compras conscientes do orçamento, pois, embora os básicos nem sempre sejam os mais divertidos de se fazer compras, eles resistirão ao teste do tempo, ao contrário das descobertas da moda que você paga para atualizar todos os anos.
Para mulheres e homens, Akbari sugere investir em três itens principais. O primeiro é bom denim: escuro, equipado e não muito angustiado. "Você pode usá-los quase todos os dias e ninguém vai notar", diz ela, acrescentando que você pode esperar pagar mais de $ 200, mas o bom Levi's pode custar menos de $ 100.
Segundo, você precisa de roupas esportivas resistentes e atraentes, e você deve pagar pelo menos $ 300. "É o que as pessoas vêem em uma grande porcentagem do tempo quando está frio", diz ela. "[Plus], vale a pena investir em boa construção e tecido de alta qualidade."
Finalmente, invista em botas pretas. "É provável que você as use com mais frequência do que a metade do ano, e se você se importar com elas adequadamente, elas podem durar anos", diz Akbari, "fique atento às vendas e você pode conseguir uma entressafra". par para barato, mas os preços geralmente variam entre $ 250 e $ 400. "
Não pode viver sem um pouco de talento? Brinque com seus acessórios. “Meias modeladas, um cinto cravejado, óculos com molduras coloridas — esses pops sutis são geralmente mais econômicos do que itens maiores, especialmente porque você ainda pode usar a mesma base neutra”, diz Akbari.
E esse bom hábito de compras não é reservado apenas para roupas. Você pode aplicá-lo a outras compras, como decoração de casa. Por exemplo, você pode comprar móveis neutros, travesseiros e roupas de cama, diz Akbari, e depois incorporar arranjos florais, plantas acentuadas ou um lance colorido para adicionar um ponto visual de interesse.
Mau Hábito # 6: Ignorando a Sazonalidade no SupermercadoPode ser difícil resistir ao impulso de comprar guloseimas como morangos no inverno - mesmo que elas custem o dobro e tenham metade do sabor. Mas essa gratificação instantânea não vale a pena para o seu paladar, seu orçamento - ou mesmo sua saúde.
"Produzir é sempre mais barato quando você compra na temporada, especialmente se você pode comprar produtos cultivados localmente", diz Maura White, um profissional da Savings.com. "Se o produto não precisa ir muito longe para a loja entrar em suas mãos, reduz o custo ".
Bônus: Frutas e verduras perdem nutrientes depois de colhidas, o que lhe dá outra razão para evitar os produtos fora de época que percorreram metade do mundo antes de chegar às prateleiras de sua loja.
Há certos alimentos que você pode comprar o ano todo: batatas, maçãs, cenouras, alface e cogumelos, por exemplo. Mas estes produtos favoritos são melhor comprados sazonalmente: abóbora e peras no outono, couve e romã no inverno, milho e feijão verde na primavera e bagas no verão.
Hábito ruim # 7: compra de itens com ingressos grandes durante todo o anoQuer economizar centenas - talvez milhares - em compras caras, como eletrodomésticos, roupas de inverno e até mesmo em academias? Da mesma forma que você deve procurar ofertas por temporada na mercearia, Trenum diz que marcar descontos em itens caros é tão fácil quanto se familiarizar com os ciclos de vendas sazonais.
Por exemplo, casacos de inverno e roupas casuais normalmente são vendidos em fevereiro, já que as lojas precisam abrir espaço para coletes leves. E setembro é o mês ideal para comprar móveis para ambientes externos - com 50% - 75% do preço normal! - desde que o tempo mais frio esteja chegando.
Economizando para uma determinada compra e quer saber qual a melhor época para comprar? Estenda as vendas com recursos como o DealNews, que faz a curadoria das melhores ofertas em várias categorias o ano todo e publica frequentemente guias de compra mensais.
Hábito ruim # 8: escárnio no aluguelA crença antiquada de que comprar é sempre melhor do que alugar é apenas isso - ultrapassada.
Hoje em dia, você pode optar por alugar uma série de artigos de luxo caros - arte, equipamentos esportivos, roupas extravagantes e até joias - por um período de tempo específico, em vez de gastar seu orçamento em uma compra de uso único.
"Os itens que usamos todos os dias são os que valem a pena investir - muito mais do que as peças de ocasiões especiais", diz Akbari.
Então, pagar $ 100 para alugar um vestido para o casamento de primos do seu primo ou esquis para o seu próximo inverno pode parecer que você está jogando dinheiro fora, uma compra cara que fica em sua casa sem uso é ainda mais um desperdício.
Sites como o RenttheRunway e o BagBorrowOrSteal oferecem aluguel de roupas e acessórios de alta qualidade para quando você precisa de um traje digno de tapete vermelho, mas não quer pagar o preço que o acompanha. Outros, como o Spinlister, permitem que você alugue itens como bicicletas e pranchas de surf de outras pessoas.
Para os itens que você usa todos os dias, Lal diz que é inteligente ter uma qualidade mais alta - mesmo que isso signifique pagar mais adiantado. Quando você gasta um pouco mais em um item mais agradável - digamos, um par de botas de inverno bem trabalhadas - elas duram mais do que um item mais barato e de menor qualidade que você precisará substituir antes da próxima temporada. "Com o tempo, isso vai economizar dinheiro porque você está fazendo compras de maneira mais inteligente", diz Lal.
Mau hábito # 9: caindo para ofertas de compras on-lineFato: é muito fácil gastar dinheiro online. De boletins informativos diários que atraem você com códigos de cupons para sites de venda em flash que o seduzem com ofertas exclusivas de hoje, marcar um incrível "get" está a apenas um clique de distância.
Não há dúvidas de que esses acordos digitais têm suas vantagens - se você estiver no mercado para um item em particular.
"Mas se você estava vivendo sem um item antes de saber sobre um acordo on-line para isso, você continuará a viver sem ele - e terá mais dinheiro para usar para fins talvez mais sábios", diz White.
Agora, não estamos sugerindo que você renuncie à conveniência das compras on-line. Mas se você simplesmente não puder combater o fascínio da gratificação instantânea de compras, é hora de sair - antes que a emoção obtenha o melhor de seu orçamento.
Comece cancelando a inscrição nos boletins informativos e removendo suas informações de pagamento de seus sites favoritos. Assim, você não ficará tentado a comprar sem pensar.
Embora esses pequenos movimentos não pareçam estar tendo um grande impacto agora, chutar esses tipos de hábitos enquanto você é jovem abrirá caminho para gastos inteligentes no futuro - permitindo que você obtenha os benefícios de ter mais dinheiro para o futuro metas de dinheiro. Sua auto 40 anos de idade vai agradecer.
LearnVest é um programa para o seu dinheiro. Leia nossas histórias, use nossas ferramentas e converse com um planejador sobre como obter um plano financeiro projetado para você.
LearnVest Planning Services é um consultor de investimento registrado e subsidiária da LearnVest, Inc., que fornece planos financeiros para seus clientes. Os Serviços de Planejamento da LearnVest e quaisquer terceiros listados, discutidos, identificados ou que de outra forma apareçam neste documento são separados e não afiliados e não são responsáveis pelos produtos, serviços ou políticas da outra parte.
Mais de LearnVest:
Como um dia de $ 0 pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos
Como eu fiz isso: Simplifiquei minha vida para as coisas 100
A ciência dos gastos: o que realmente nos faz felizes?