Os bancos são alguns dos maiores emissores de ações preferenciais.
As ações preferenciais são um híbrido entre ações ordinárias, geralmente denominadas ações ordinárias e títulos corporativos. Embora qualquer empresa possa emiti-las, as empresas do setor financeiro, como os bancos, têm maior probabilidade de oferecer ações preferenciais. Às vezes, toda a classe de ações preferenciais em empresas bancárias é referida como ações preferenciais do banco. Investir em ações preferenciais de bancos envolve duas decisões: se você deve ou não comprar ações preferenciais e se investir no setor financeiro é certo para você.
Noções básicas sobre ações preferenciais
As ações preferenciais ficam entre títulos e ações ordinárias. Como títulos, eles geralmente pagam juros regulares. Frequentemente, seus rendimentos são relativamente altos, tornando-os um lugar mais lucrativo para colocar seu dinheiro do que títulos. As ações preferenciais geralmente não vêm com direito a voto, o que as torna como títulos. Como ações, no entanto, eles negociam em mercados de investimento e seus preços podem flutuar. A empresa também tem a oportunidade de cancelar o dividendo sobre ações preferenciais, se desejar, da mesma forma que pode cancelar os dividendos das ações ordinárias.
Benefícios de ações preferenciais
O principal benefício das ações preferenciais é o retorno que elas oferecem. Quando você investe em ações preferenciais, você obtém um fluxo de caixa maior do que com outros investimentos em fluxo de caixa. Você também pode obter o benefício secundário da conversibilidade. Algumas ações preferenciais podem ser transformadas em ações ordinárias regulares, permitindo que você obtenha o benefício da propriedade tradicional de ações. Como as ações preferenciais são negociadas em mercados públicos, elas também são líquidas, o que significa que você pode sacar seu dinheiro vendendo-as.
Riscos de Ações Preferenciais
Enquanto as ações preferenciais podem pagar retornos que as fazem parecer obrigações, elas não são obrigações. Se uma empresa se mete em problemas e vai à falência, você não recebe seu dinheiro até que todos os detentores de bônus sejam pagos. Embora o cancelamento de um pagamento de juros em um título seja um padrão, ele não está com uma ação preferencial. Além disso, como as ações preferenciais são negociadas com base em seus retornos, elas também expõem você ao risco da taxa de juros. Quando as taxas sobem, as ações preferenciais caem. Quando as taxas de juros estão baixas, isso pode ser um risco real.
O setor financeiro
Investir em ações preferenciais emitidas por bancos significa que você está colocando seu dinheiro nas mãos do setor financeiro, o que tende a ser cíclico: quando a economia vai bem, se sai bem, e quando a economia está ruim, não funciona bem. Embora as ações preferenciais devam desfrutar de algum isolamento do mercado de ações como um todo, elas podem sofrer mais em mercados difíceis. Como exemplo, o índice 500 da Standard and Poor's caiu 46 por cento entre julho 2008 e março 2009, mas ações preferenciais caíram 63 por cento. Isso se deve em grande parte ao fato de muitos deles estarem ligados ao setor bancário, que foi particularmente prejudicado nessa recessão.