É Melhor Pagar Em Dinheiro Ou Obter Uma Hipoteca Em Uma Casa Para Proteger A Inflação?

Autor: | Ultima Atualização:

Se você tem dinheiro para comprar uma casa sem uma hipoteca, isso é muito impressionante - mas pode não ser o seu movimento financeiro mais inteligente. "CBS News", por exemplo, aponta que em uma economia inflacionária, contratar uma hipoteca ajuda a protegê-la contra a inflação. É um dos vários fatores a considerar no debate sobre hipoteca ou dinheiro.

Teoria Inflacionária

Com uma hipoteca, você estica os pagamentos que faz na casa ao longo de décadas. A teoria do hedge hipotecário sustenta que, durante esse período, a inflação reduzirá o poder de compra de seu dinheiro: os pagamentos de hipoteca que você faz 10 ou 20 daqui a alguns anos representam menos poder de compra do que se você pagasse em dinheiro hoje. Os juros altos das hipotecas poderiam prejudicar essa vantagem, mas contanto que você tenha uma taxa de juros abaixo da taxa de inflação, você sai na frente.

Riscos

Uma desvantagem de se proteger contra a inflação é que ela pode não funcionar. O site financeiro Bloomberg.com informou em setembro 2012 que o Federal Reserve está pressionando para manter a inflação não superior a 2 por cento nos próximos anos. Se a inflação está em 2 por cento e sua taxa de hipoteca é, digamos, 4 por cento, não há benefício inflacionário para fazer uma hipoteca. Se os Estados Unidos caírem em deflação - reverter a inflação - como a economia japonesa tem, pagar uma hipoteca na verdade custa você comprar energia.

Investimentos alternativos

Se você não pagar em dinheiro, pergunte a si mesmo o que faria com seu dinheiro. Suponha que sua casa seja $ 200,000. Se você depositar uma entrada de $ 40,000 e investir o restante com uma taxa de retorno maior do que a de sua hipoteca, você sai na frente, independentemente da inflação. A desvantagem é que seus investimentos não podem pagar. Pagar em dinheiro, por outro lado, é uma certeza: você economiza anos de juros que teria pago na hipoteca.

Níveis de conforto

Juntamente com os prós e contras financeiros, é importante pensar sobre como você se sente ao assumir dívidas. Depois de pagar em dinheiro, você não precisa se preocupar em poder pagar por anos no futuro. Se você não tem certeza de que seu trabalho estará aqui no próximo ano, ou se você tem uma receita errática de freelancer, o dinheiro é mais seguro. Se o seu desconforto com a dívida ultrapassar as vantagens financeiras de um hedge de inflação, faça a escolha que lhe permitirá dormir melhor à noite.