As Melhores Práticas No Local De Trabalho Em Relação Ao Conflito

Autor: | Ultima Atualização:

Lidar com conflitos no local de trabalho sem perder a calma.

Quando você une as pessoas no local de trabalho com diferentes personalidades e motivações, o conflito é inevitável. Como resultado, muitas empresas têm uma política de resolução de conflitos que explica exatamente como os conflitos devem ser tratados. Se sua empresa não possui uma política formal, você pode seguir algumas práticas recomendadas para lidar com o conflito.

Identifique a fonte

É difícil lidar com conflitos no local de trabalho quando você não conhece a origem do conflito. Determine quem realmente está causando o problema. O primeiro lugar para procurar é sempre dentro. Examine-se para determinar se seus comportamentos estão contribuindo para o conflito. Se o seu comportamento não estiver causando o conflito, determine o comportamento dele.

Tentativa de resolver

Tente resolver o conflito indo diretamente para a fonte. Não fale com o empregado na frente dos colegas de trabalho; você não quer parecer confronto. Mantenha o assunto discreto, reunindo-se individualmente com o indivíduo. Diga a ela que você sente que pode haver conflito ou tensão entre vocês dois e que gostaria de resolver a situação pacificamente. Não faça acusações. Pergunte se você fez alguma coisa para ofendê-la. Se algo te ofendeu, educadamente diga a ela o que era; ela pode não estar ciente da ofensa.

Cadeia de comando

Se você não conseguir resolver o conflito por conta própria, decida se o conflito é grave o suficiente para discutir com o gerenciamento. Se o problema está começando a afetar negativamente sua moral ou desempenho no trabalho, não há problema em informar ao gerenciamento, mas siga a cadeia de comando. Fale com seu supervisor imediato primeiro. Se você ultrapassar a cabeça do seu supervisor e falar com a alta administração, isso poderá criar conflito entre você e seu supervisor. Somente ultrapasse a cabeça do seu supervisor se ela se recusar a resolver a situação. Mesmo assim, diga a ela que você pretende subir na cadeia de comando se o problema não for resolvido.

Tenha seus fatos juntos

Ao se encontrar com seu supervisor ou outros membros da administração, junte-se aos fatos. É uma boa ideia manter um diário que documente todos os incidentes que ocorreram entre você e o agressor. A documentação deve mencionar o que aconteceu, a data e a hora, onde o incidente aconteceu e os nomes das testemunhas. Esta documentação é uma prova do conflito; caso contrário, torna-se a sua palavra contra o autor do crime. Depois de divulgar todos os fatos ao seu supervisor, confie nela para assumir e resolver o problema.