
Lâmpadas vintage colecionáveis fornecem função e uma fonte de dinheiro quando vendidas.
Lâmpadas oferecidas em leilões podem ser lixo ou podem ser um tesouro. A lâmpada que você usa diariamente também pode ser um item valioso. Determinar o valor de qualquer luminária significa dar uma boa olhada em algumas pistas óbvias e fazer um pouco de pesquisa para estimar o valor. Não assuma porque é antigo que é valioso. O mesmo acontece com a iluminação moderna. Pode não corresponder à definição tradicional de 100 anos para reivindicar o status de antiguidade, mas isso não significa que não valha uma fortuna como colecionável.
Examine o estado geral da lâmpada. Observe o tipo de dano para determinar se os reparos são possíveis. Os danos não descartam totalmente o valor de uma lâmpada rara, mas os problemas reduzem o valor.
Raspe a parte inferior da superfície da lâmpada em um local escondido com uma ponta de unha ou chave de fenda para descobrir o material usado para fazer a lâmpada. Algumas lâmpadas vintage parecem ser feitas de metal de cobre, mas são feitas de um substituto pintado para parecer metal de cobre.
Procure etiquetas de fabricação e selos em relevo da empresa e crie impressões na lâmpada. Lâmpadas antigas mostrando identificação por Handel, Pairpoint, Tiffany, Pittsburgh Pilabrasgo Co., Duffner, Van Briggle ou Fulper mostram uma lâmpada colecionável. Marcações para Bigelow e Kinnard, Kramer, Steuben, Bradley e Hubbard, Stickley, Gorham, Wilkinson e Jefferson também têm alto valor. Os sucessos de meados do século incluem alguns dos estilos de lâmpadas de Stiffel, Louis Poulsen, George Kovaks, George Nelson e Jonathan Adler. Nem todas as lâmpadas listam um fabricante, mas pequenas pistas, como um número de modelo ou um número de lápis manuscrito, ajudam você a pesquisar o criador. Anote todas as pistas para sua pesquisa.
Examine quaisquer interruptores ou puxões de metal para fabricar pistas. As marcas nestes podem ser a única pista para o fabricante da lâmpada.
Olhe para a fiação como uma pista para a idade e o criador da lâmpada. Os fios enrolados de algodão significam uma lâmpada antiga, mas os proprietários geralmente consertam ou substituem a fiação. Examine o interior do soquete da lâmpada e o plugue quanto a quaisquer pistas de marcação.
Procure pistas de fabricação no abajur, se a lâmpada tiver uma. Não assuma, no entanto, que a base e a sombra vieram como um par. Você pode ter uma sombra valiosa em uma base sem valor. Inspecione cuidadosamente cada parte da lâmpada antes de tomar qualquer decisão sobre o valor.
Pesquise on-line e em guias de lâmpada de impressão e livros de referência usando as informações que você coletou de sua investigação de sua lâmpada.
Itens que você precisará
- Livros de referência
Ponta
- Investigue o rastro de propriedade da lâmpada. Se você comprar uma lâmpada em uma venda de garagem, pergunte ao operador da venda sobre a lâmpada. Quando a lâmpada vem de um membro da família, peça detalhes sobre a região geográfica onde a lâmpada foi comprada e quanto tempo o membro da família usou a lâmpada. Esses detalhes ajudam a fornecer pistas importantes sobre o fabricante da lâmpada e a idade.
Aviso
- Não jogue fora lâmpadas velhas, tampas ou abajures ligados à lâmpada. Lâmpadas vintage ocasionalmente valem mais do que a própria lâmpada. Finials feitos de pedras semipreciosas ou marfim oferecem um enorme indício de que sua lâmpada tem valor. Finials são o botão que seguram as sombras da base da lâmpada.




