
Investir em ouro nem sempre significa comprar barras de ouro.
Enquanto uma discussão sobre possuir ouro pode produzir imagens de barras de ouro escondidas em um cofre ou moedas de ouro armazenadas em um cofre, a gama de opções de investimento em ouro inclui aquelas que não envolvem nenhum contato físico com o metal precioso. Você pode adicionar ouro à sua carteira de investimentos com certas ações, fundos mútuos e fundos negociados em bolsa oferecidos por corretoras.
Compre ações em uma empresa de mineração de ouro. Isso permitirá que você ganhe exposição indireta ao ouro. Tom Kerr, gerente de portfólio da Rocky Peak Capital Management, em Calabasas, Califórnia, recomenda que potenciais investidores procurem pequenas mineradoras de ouro com balanços sólidos e bom fluxo de caixa operacional. Os estoques de mineração permitem que você invista em um negócio operacional real que pode crescer com o tempo, diz ele. Ele observa que essas empresas menores são frequentemente adquiridas por grandes empresas internacionais de ouro.
Invista em um fundo mútuo que contém barras de ouro. Esteja ciente, no entanto, que nem todo fundo mútuo que apregoa um investimento em ouro está necessariamente comprando a coisa real. Tim Higgins, um planejador financeiro em Southborough, Massachusetts, diz que os fundos mútuos de metais preciosos normalmente investem em empresas de mineração - não o próprio metal. O comportamento do preço, portanto, será influenciado por fatores de mercado acima e além do preço da commodity.
Compre um fundo negociado em bolsa de ouro. Os ETFs são cestas de ações, como fundos mútuos, mas são negociadas continuamente nos mercados financeiros, como ações - em vez de precificadas apenas uma vez por dia, como fundos mútuos. Com ETFs de ouro, você não está comprando ouro físico, mas um investimento que rastreia o preço da commodity, líquido das despesas do fundo.
Ponta
- A Federal Trade Commission, a agência de defesa do consumidor do país, diz que, se você estiver interessado em comprar ouro, deve fazer uma escavação antes de investir. "Os estoques de ouro e os fundos mútuos podem oferecer mais liquidez do que o ouro real, e não há necessidade de um investidor para armazenar ou proteger os investimentos em ouro comprados nesta forma", observa a FTC. "Dito isso, qualquer estoque de ouro ou investimento em fundos mútuos pode acarretar risco inerente e pode cair em valor, independentemente do preço do ouro."
Aviso
- Como todas as commodities, investir em ouro é especulativo e o preço do ouro flutua substancialmente. Considere os riscos e determine se o ouro é apropriado para seu portfólio diversificado antes de investir. Naturalmente, um consultor financeiro confiável pode ajudá-lo.




