
A maioria dos bancos não aceita avaliações feitas por outros bancos ou credores.
Na maioria dos casos, você não pode usar uma única avaliação inicial, embora bem escrita e recente, em bancos diferentes. Historicamente, a maioria dos bancos está confortável com alguns poucos avaliadores certificados. Anteriormente, alguns bancos ocasionalmente aceitavam uma avaliação recente bem documentada, fazendo com que um de seus avaliadores preferidos "re-certificasse" o relatório, verificando a exatidão da avaliação original e fazendo quaisquer ajustes apropriados, para cima ou para baixo. Mas, desde que novas regras mais rígidas entraram em vigor no 2010, os bancos geralmente pedem avaliações de empresas de administração de avaliação, não de avaliadores específicos. Mesmo antes dessas novas regras, porém, os bancos raramente aceitavam avaliações feitas especialmente para outro banco.
Avaliações de proprietários ou compradores
Os bancos não aceitarão uma avaliação solicitada por um proprietário ou potencial comprador. Isso elimina qualquer possibilidade de conluio do comprador-avaliador projetado para chegar a um valor útil para o comprador. Essa regra vem sendo seguida há décadas para ajudar a garantir um relatório de avaliação totalmente objetivo e determinação do valor justo de mercado. Como as avaliações em casa são opiniões de valor baseadas em dados recentes de vendas, a qualidade das vendas recentes de imóveis usadas (chamadas de comparáveis) influencia muito a opinião final do valor. Os credores hipotecários precisam confiar no avaliador para chegar objetivamente a essa opinião, sem qualquer influência de comprador ou proprietário.
Empresas de Gestão de Avaliação
Empresas de gestão de avaliação são empresas que têm relações com avaliadores certificados com base em taxas. Embora tenham existido por alguns anos, desde que as regras do 2010 proibiram que os bancos contratassem seus próprios avaliadores favoritos, as empresas de gerenciamento de avaliação tornaram-se mais proeminentes. Essas empresas resolvem o dilema do banco de obter uma avaliação precisa sem contratar seus avaliadores favoritos. Ao contratar uma empresa de gestão de avaliação, eles podem receber um relatório de valor de qualquer um dos avaliadores certificados com relações com a empresa de avaliação. Infelizmente, a menos que o seu banco faça negócios com a mesma empresa de avaliação, eles ainda não aceitarão uma avaliação solicitada por outro banco.
Influências do mercado imobiliário
A condição do mercado imobiliário influencia fortemente a possibilidade de que você poderia usar uma avaliação para diferentes bancos. Quando o mercado imobiliário está "quente", com o rápido aumento do valor das casas, uma avaliação bem documentada, concluída nos últimos meses, pode ser aceita por outro banco, uma vez que os valores residenciais estão aumentando. O banco pode acreditar que o valor da avaliação original original só pode ser maior, tornando o valor de mercado declarado ainda mais conservador. Um mercado imobiliário "frio", com valores residenciais em declínio, normalmente torna uma avaliação mais antiga quase inútil no julgamento do banco, já que o banco supõe que a propriedade está supervalorizada.
Significado
Quando você está comprando ou refinanciando uma casa, seu banco pede a avaliação, mas você, o mutuário, paga por ela. Portanto, o banco não aumenta seus custos, mas obtém a avaliação que deseja. Eles querem uma avaliação original de um avaliador ou empresa de gestão de avaliação em quem confiam. Eles não querem uma avaliação usada por outro banco. Consequentemente, caso deseje solicitar financiamento em mais de um banco, esteja preparado para pagar tantas avaliações quanto os bancos aos quais se candidata.




