
Os investidores em crescimento usam a receita da empresa e o crescimento dos lucros para selecionar ações para valorização do capital; investidores de renda usam dividendos para selecionar ações para carteiras de renda. Usar uma combinação de crescimento e dividendos é uma prática comum para investidores que buscam ações que cresçam a uma taxa razoável e forneçam um fluxo crescente de dividendos.
Investimento em Crescimento
Analise o lucro trimestral por ação (EPS) de uma empresa comparando os últimos números trimestrais com os do mesmo trimestre do ano anterior. Por exemplo, se uma empresa reportar centavos de 28 em um trimestre e ganhar 22 centavos no mesmo trimestre do ano anterior, sua taxa atual de crescimento de EPS será 27 por cento. Os relatórios de ganhos trimestrais são publicados em sites da empresa e financeiros, como o Yahoo! Finança. Geralmente, quanto mais rápido o crescimento, mais rápido um estoque pode subir e quanto mais alto ele pode ir. Compare a taxa de crescimento atual com a taxa anual e a taxa nos dois ou três trimestres anteriores. Você quer empresas que apresentem aceleração de crescimento, além de uma alta taxa de crescimento. As empresas podem aumentar consistentemente os lucros apenas aumentando a receita, por isso é importante verificar também as taxas de crescimento da receita.
Receita de dividendos
Use o rendimento de dividendos atual (dividendo anual dividido pelo preço atual da ação) para determinar quanto receita de dividendo anual você deve esperar em seu investimento. Tenha cuidado ao comparar o rendimento de dividendos a retornos de outros investimentos, como juros de títulos: flutuações de preço de ações podem exceder substancialmente o rendimento de dividendos, portanto, enquanto você pode receber 5 por cento em dividendos, seu estoque pode cair 20 por cento.
Compare o rendimento de dividendos com o de outras ações do grupo - por exemplo, utilidades - e com os rendimentos históricos da ação que você está considerando. Como os dividendos podem mudar trimestralmente, enquanto os preços das ações flutuam diariamente; um maior rendimento indica um preço mais baixo das ações e vice-versa. Cuidado com um dividendo anormalmente alto: ele pode estar em risco de ser cortado ou eliminado, caso em que o preço das ações pode cair ainda mais e você pode acabar com uma perda de principal e sem receita de dividendos. Verifique a cobertura de dividendos (também chamada de taxa de pagamento de dividendos) para se certificar de que a empresa está ganhando dinheiro suficiente para continuar pagando o dividendo.
Produtores de dividendos
Consulte sites de empresas e financeiros para obter dados históricos sobre dividendos. Algumas ações aumentam os dividendos ao longo do tempo. O rendimento dos dividendos pode ser bastante baixo, mas a taxa de aumento pode exceder a taxa de inflação. Como as empresas só podem aumentar os dividendos de forma consistente se seus lucros aumentarem, a compra de ações que aumentem os dividendos cria um ativo que produz um fluxo de renda crescente e valoriza.
Use os crivadores online
Muitos corretores e sites financeiros fornecem rastreadores de ações on-line que permitem que você insira seus parâmetros de pesquisa, como EPS, crescimento de receita ou dividend yield. Não há números absolutos e nenhum estoque é perfeito. Ajuste seus parâmetros de entrada para ver onde estão os melhores candidatos.




