Como Determinar Qual Dívida Pagar

Autor: | Ultima Atualização:

Existem várias maneiras de pagar sua dívida de forma eficaz.

Se você estiver em dívida, pagar o que deve o mais rápido possível deve ser sua principal prioridade. Quanto mais rápido você receber seus débitos, mais dinheiro você economizará em juros. Se você deve vários tipos de dívida, como cartões de crédito, contas médicas ou empréstimos estudantis, pode ser difícil determinar qual dívida você deve pagar primeiro. Priorizando suas dívidas é o primeiro passo no desenvolvimento de um plano de pagamento da dívida realista.

Boa dívida contra dívidas incobráveis

Ao priorizar seus débitos, é importante que você seja capaz de distinguir as boas dívidas das ruins. Dívidas boas geralmente incluem empréstimos a juros baixos, como empréstimos estudantis, ou dívidas vinculadas a algum tipo de garantia que aumentará em valor, como uma casa. A inadimplência geralmente se refere a qualquer dívida que tenha uma alta taxa de juros ou não esteja vinculada a nenhum tipo de garantia. As dívidas não seguras, como cartões de crédito e empréstimos do dia de pagamento, na maioria das vezes caem na categoria de inadimplência. Ao desenvolver uma estratégia de pagamento da dívida, geralmente é de seu interesse começar com dívidas "ruins" de juros altos primeiro.

Cálculo dos juros

Se você está carregando uma grande quantidade de dívidas com altas taxas de juros, talvez esteja achando difícil prejudicar seu equilíbrio. A classificação de suas dívidas de acordo com a taxa de juros pode ajudar você a ver qual conta custa mais dinheiro a cada mês. Por exemplo, um cartão de crédito com um saldo de $ 2,000 e uma taxa de juros de 18% levará cinco anos para ser pago com base em um pagamento mensal de $ 50 e custará mais de $ 1,000 em juros. Pagar a dívida com juros mais altos primeiro pode efetivamente poupar dinheiro a longo prazo.

Saldo mais baixo primeiro

Enquanto pagar a dívida com juros mais altos primeiro faz sentido matematicamente, alguns devedores podem preferir atacar dívidas menores primeiro. Se você tem uma lista de credores, pagando uma pequena dívida em um período relativamente curto de tempo pode dar-lhe um impulso emocional que pode motivá-lo a continuar o processo de reembolso da dívida. À medida que você saldar essas dívidas menores, poderá transferir os pagamentos para a próxima dívida da lista. Isso é chamado de bola de neve da dívida. Embora esse tipo de plano de pagamento da dívida possa produzir resultados mais rapidamente, você pode acabar pagando mais em termos de juros.

Considerações

Uma vez obtida a dívida com juros altos, você pode voltar sua atenção para suas outras dívidas, como empréstimos estudantis, empréstimos para carro ou empréstimos hipotecários. Geralmente, é melhor pagar primeiro um empréstimo de carro, especialmente se ele tiver uma taxa de juros mais alta do que seus outros empréstimos ou se o veículo tiver se desvalorizado significativamente em valor. Se você está lutando para pagar suas dívidas, considere falar com um conselheiro de crédito certificado sobre sua situação. Um conselheiro de crédito pode ultrapassar o seu orçamento e ajudá-lo a elaborar um plano para sair da dívida.