Os dentes do seu cão podem ser um indício da sua idade.
Descobrir a idade de um cão ao olhar para os seus dentes é mais uma arte do que uma ciência, mas um olhar mais atento pode lhe dar uma boa ideia. É mais fácil se ela é um filhote jovem, mas os dentes em cães mais velhos também possuem algumas pistas. Abra a boca do cachorro para que você possa ver todos os dentes. Cães que não estão acostumados a isso podem resistir, então esteja preparado para parar e ter um veterinário fazendo a checagem, se necessário. Um cão desconfortável pode puxar para trás com força, tentar manter a boca longe de você, lamber os lábios ou apertar os músculos da mandíbula. Cães que estão muito chateados podem rosnar. Não ignore esses avisos. Qualquer um desses indicadores significa que é hora de deixar o veterinário entrar.
Veja se ela tem dentes de filhotes, dentes adultos ou uma mistura dos dois. Dentes filhotes são tipicamente muito menores que os dentes adultos; eles são muito afiados e geralmente são brancos brilhantes.
Verifique se ela tem todos os 28 dentes de seus filhotes no lugar. Se assim for, ela é provável entre 8 semanas e 3 meses de idade. Se ela ainda tem dentes de leite em erupção, ela é mais nova do que isso, o que pode significar que ela pode precisar de cuidados especiais; filhotes com menos de 8 semanas devem estar morando com sua mãe canina. Se for esse o caso, peça conselho ao seu veterinário.
Determine se seus incisivos permanentes - os dentes da frente - estão chegando. Geralmente são os primeiros dentes permanentes a aparecer, e vê-los significa que o filhote dura cerca de 4 meses. velho, mais ou menos algumas semanas. Os caninos são geralmente os últimos a entrar, então se você ainda não os vê, ela provavelmente tem 6 meses ou menos.
Verifique se ela tem todos os seus dentes adultos, o que significa que ela passou da fase do filhote. Se ela tem a maioria ou todos os 42 dos seus dentes adultos, ela tem cerca de 5 a 7 meses de idade. Uma vez que ela atinja este ponto, a cor e condição de seus dentes, ao invés do tipo ou número, lhe dará uma idéia de quantos anos ela tem.
Veja se os dentes dela são quase brancos, ou talvez um pouco sem graça, com algum tártaro amarelado começando a se acumular em seus dentes de trás. Se assim for, o cão tem cerca de 1 a 2 anos de idade. Se todos os dentes mostram algum tártaro, e você pode ver lugares desgastados no topo, ela é em torno de 3 a 5. Um monte de tártaro e desgaste dentário, juntamente com manchas de pigmentação ao longo das gengivas, diz que o cão está entre 5 e 10 e desgaste pesado, falta de dentes e muito tártaro indicam que ela tem entre 10 e 15 anos de idade.
Dicas
Cães que tiveram bons cuidados dentários podem parecer mais jovens do que realmente são.
- Muitos fatores , como raça, pode afetar a precisão da sua estimativa de idade. Raças gigantes, como os grandes dinamarqueses e os wolfhounds irlandeses, envelhecem rapidamente e podem não passar dos 7 aos 10 anos, enquanto os cães de brinquedo, como os chihuahuas, envelhecem muito mais devagar. É comum que os cães pequenos e magros tenham dentes ruins, porque muitas vezes são alimentados apenas com alimentos moles, e o tártaro pode rapidamente se tornar um problema. Raças gigantes podem morrer de velhice antes de começarem a mostrar problemas significativos nos dentes, embora não seja incomum usar muito os incisivos
- Aviso