Conhecer a taxa de retorno dos seus investimentos ajudará você a atingir suas metas financeiras.
Se você mantiver uma ação por um longo período de tempo, as ações da sua carteira poderão gerar dividendos, multiplicar-se como resultado de um desdobramento de ações ou diminuir o número devido a uma divisão inversa. A empresa pode até deixar de existir como resultado de uma fusão, aquisição ou falência. Portanto, é importante entender como calcular a taxa de retorno de um investimento em ações depois de vender ou se livrar das ações.
Adicione todos os dividendos recebidos do estoque desde a compra até a receita líquida de vendas. Suas vendas líquidas são iguais ao dinheiro recebido como resultado da venda de todas as ações que podem ser rastreadas até sua compra original. Se o número de ações em sua conta tiver se multiplicado como resultado de um desdobramento ou se tiver sido recusado devido a uma grupagem, o número de ações vendidas não será igual ao número de ações que você adquiriu originalmente. Independentemente disso, adicione dividendos aos rendimentos de vendas das ações que descendem da sua compra original.
Divida o valor total calculado no passo 1 pelo preço de compra. Novamente, lembre-se de que o número de ações compradas e vendidas pode não ser o mesmo. Suponha que você comprou ações 100 da XYZ Company por $ 42 por ação, ou por um total de $ 4,200, em janeiro 1. Depois de um desdobramento 2-for-1, você acabou com os compartilhamentos 200, que você vendeu a US $ 22 por ação, para o total de vendas de $ 4,400 em junho 1. Além disso, suponha que durante o período em que você deteve as ações, a empresa emissora pagou dividendos no valor de $ 200. A soma das receitas e dividendos de suas vendas é $ 4,400 + $ 200 = $ 4,600. Portanto, você deve dividir $ 4,600 por $ 4,200. O resultado é 1.0952
Levante a figura encontrada no Passo 2 ao poder de (365 / número de dias que você segurou o estoque) e subtraia um do resultado. Multiplique o resultado por 100 para encontrar a taxa de retorno anual em termos percentuais. Nesse caso, você manteve o estoque por um total de 517 dias entre janeiro 1, 2012 e junho 1, 2013. Então você deve aumentar o 1.09 para o poder de (365 / 517) ou 0.706. Subtrair um do resultado e multiplicar o resultado por 100 oferece um retorno anual de 6.63 por cento. Em outras palavras, o dinheiro investido em ações da XYZ cresceu a uma taxa de 6.63 por cento ao ano.