Qual É O Significado Das Debêntures Não Conversíveis?

Autor: | Ultima Atualização:

As debêntures não são garantidas por ativos dedicados, como um poço de petróleo jorrando, por exemplo.

Embora uma debênture possa soar como um instrumento financeiro complexo, ela simplesmente representa um vínculo que não possui ativos particulares que garantam sua garantia. É um título sem garantia, apoiado apenas pelos fundos gerais do emitente. Uma debênture não conversível não pode ser trocada por ações ordinárias. As debêntures são mais arriscadas do que os títulos lastreados por um ativo específico, como a receita gerada pelas operações de uma represa hidrelétrica ou refinaria de petróleo.

Risco padrão

Às vezes, um emissor de títulos fica sem dinheiro e tem dificuldade em pagar os juros de um título. Qualquer atraso no pagamento de juros é chamado de inadimplência, assim como o não pagamento do principal sobre os títulos vencidos. Uma debênture tem um risco de inadimplência maior do que o título garantido equivalente do mesmo emissor, porque o ativo de garantia pode ser reivindicado e vendido em dinheiro pelos detentores de um título garantido inadimplente. Os títulos garantidos, também conhecidos como títulos hipotecários, pagam menos juros do que as debêntures equivalentes. Os investidores exigem taxas de juros mais altas das debêntures para compensá-las por assumir um maior risco de inadimplência.

Convertibilidade

Você pode trocar um título conversível por ações ordinárias da empresa emissora. O contrato do título especifica o número de ações que você recebe para cada título. Essa proporção pode ser usada para calcular o preço mínimo da ação que torna a conversão lucrativa. Se o preço de mercado de uma ação se aproximar desse preço de conversão, o preço da obrigação conversível será puxado para cima. Os títulos não conversíveis não têm tais disposições e, portanto, são menos atraentes para os investidores, que exigirão uma taxa de juros mais alta em comparação com a taxa de juros da dívida conversível.

Debêntures Requeridas

O emissor de uma debênture pode incorporar uma opção de compra ao título. Esta opção concede ao emissor o direito de resgatar à força o título por um preço pré-definido na data ou após a data de compra. Os emissores gostam de opções de compra porque podem se lembrar de títulos quando as taxas de juros caem e emitem novos títulos com uma taxa de juros mais baixa. Os investidores não gostam de fazer chamadas pelo mesmo motivo e exigem um rendimento maior desses títulos.

Fundo de Afundamento

Uma debênture de fundo de amortização é uma exceção à regra geral de que as debêntures não são garantidas. Um fundo de amortização é dinheiro reservado para retirar alguma dívida. Uma corporação pode criar um fundo de amortização antes ou depois de um título ser emitido. O dinheiro do fundo de amortização pode resgatar debêntures de duas maneiras. Se a debênture for exigível, o fundo de amortização pagará o preço de compra dos títulos resgatados à força, um preço que normalmente é mais alto do que o valor de face do título. Alternativamente, o emissor pode usar o dinheiro do fundo de amortização para entrar no mercado de títulos e recomprar as debêntures pelo seu preço atual. De qualquer forma, os fundos que estão afundando reduzem o risco de inadimplência ao reduzir os pagamentos de juros que drenam o caixa.

Debêntures Sênior e Subordinada

Se uma corporação for à falência e tiver que ser liquidada, os lucros serão primeiro direcionados ao governo e aos credores. Se a corporação tivesse vendido várias emissões de títulos, uma hierarquia determinaria a prioridade dos pagamentos aos detentores de títulos. Os portadores de títulos seguros estão na frente da linha. Uma vez pagos, o dinheiro é distribuído aos debenturistas. As debêntures podem ser classificadas como prioritárias e a debênture de máxima prioridade é denominada “sênior”. Assumindo que haja algum dinheiro remanescente, os detentores de debêntures subordinadas seguem.

Se você quer um retorno mais alto

Para obter o título de maior rendimento de um emissor específico, procure debêntures subordinadas não conversíveis que sejam exigíveis e não garantidas por um fundo de amortização.