Como Lidar Com Conflitos No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Resolva conflitos no local de trabalho por meio de comunicação aberta e honesta.

Se não for controlada, o conflito no local de trabalho pode prejudicar todos os aspectos de uma organização, desde a moral dos funcionários até o atendimento ao cliente. Para lidar com o conflito, você deve determinar quais fatores causaram isso e como você pode resolvê-lo de uma forma que beneficie todos os envolvidos e garanta um relacionamento mais fácil no futuro.

Em vez de ficar alarmado quando você ou outras pessoas em seu local de trabalho encontram um conflito, veja-o como um resultado inevitável de um grupo diversificado de pessoas tentando trabalhar juntas. As personalidades se chocarão e os motivos entrarão em conflito; portanto, aproxime-se como faria com qualquer risco ocupacional. Será mais fácil manter a calma e criar soluções práticas que todos possam suportar.

Nem todo conflito requer ação drástica ou imediata, então escolha suas batalhas com sabedoria. Não perca tempo e energia com uma pequena diferença de opinião com um colega que não importará quando você terminar o projeto em que está colaborando. No entanto, se o conflito interferir na sua capacidade de trabalhar, resolva-o antes que o desempenho do seu trabalho seja afetado. Se você for um gerente e perceber que o conflito está erodindo o moral do local de trabalho ou impedindo a produtividade, intervenha antes, mais cedo ou mais tarde, para evitar que um incidente isolado leve a um conflito contínuo.

Concentre-se em questões, não personalidades. O conflito só vai piorar se você levar o conflito a um nível pessoal, criticando os outros ou dizendo "Ela sempre faz isso" ou "Ela nunca faz isso". Em vez disso, defina o problema subjacente. Abordar os obstáculos na cultura do local de trabalho que dificultam o comprometimento das pessoas. Enfatize como o conflito prejudica a empresa e outros funcionários, por exemplo, prejudicando o atendimento ao cliente ou causando um declínio na qualidade dos bens e serviços oferecidos.

Entenda as motivações de todos os envolvidos antes de agir. O que a princípio pode parecer uma pessoa se comportando de forma grosseira ou teimosa pode ser o resultado de problemas de comunicação, diferenças culturais ou mesmo insegurança. Coloque-se no lugar da outra pessoa para determinar suas necessidades e motivações, depois trabalhe para criar uma solução que ajude todos a alcançar seus objetivos.

Incentive as partes em conflito a se comunicar, de preferência cara a cara. Desentendimentos menores frequentemente levam a grandes conflitos simplesmente porque as pessoas não estão dispostas ou não sabem como se comunicar. À medida que sua raiva ou frustração aumentam, fica cada vez mais difícil para eles trabalharem juntos. Se você puder reuni-los para expor suas queixas, poderá determinar melhor o que será necessário para resolver o conflito. Se você é um supervisor, pode exigir que os funcionários se sentem juntos. Se você está envolvido em conflito com um colega, pode ser mais difícil persuadi-la a se comunicar abertamente. Descreva as vantagens de resolver o conflito; se tudo o mais falhar, peça ao seu supervisor para ligar para uma reunião.