Como Lidar Com Acusações No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Acusações de má conduta podem colocar seu trabalho em risco.

Cada organização tem sua parcela de disputas, o que é razoável. Você gasta 40 horas por semana com seus colegas, tanto tempo que você deve esfregar alguém do jeito errado. Mas quando o conflito leva a acusações de má conduta, você deve lidar com a situação de frente. Caso contrário, você corre o risco de prejudicar sua reputação e a segurança de seu trabalho.

Avalie a situação para entender melhor a acusação. Embora a reclamação possa ser falsa, os eventos e interações que levaram à acusação podem ser a chave para o mal-entendido. Se o seu acusador interpretou erroneamente um incidente, você estará melhor equipado para explicar ou se defender quando chegar a hora.

Marque uma reunião com seu acusador para discutir a acusação. Não faça isso sozinho. Agende um horário em que você, o colega de trabalho e um supervisor podem se sentar para resolver o problema profissionalmente.

Peça ao acusador para fornecer exemplos do crime. Sem saber a natureza exata das circunstâncias que cercam a acusação, você não pode esperar explicar ou defender suas ações. Seja diplomático e educado com suas perguntas.

Limite as interações adicionais com o colega em questão até que a situação seja resolvida. Fazer o contrário só complica as coisas.

Ofereça ao seu empregador os nomes de qualquer outro colega presente no momento do mal-entendido. Isso é especialmente importante se essa pessoa puder corroborar seu lado da história.

Procure representação legal se uma resolução não puder ser encontrada internamente. Sua reputação está em questão e você deve protegê-la de acusações falsas ou depreciativas. Procure o conselho de um advogado, que pode lhe dizer melhor como proceder.

Ponta

  • Tanto quanto possível, ajude seu empregador a chegar ao fundo da acusação. Aproveite o tempo para responder as perguntas de forma honesta e aberta, com uma atitude calma.

Aviso

  • Abster-se de ficar na defensiva, o que um empregador pode confundir com antagonismo e até mesmo culpa pela acusação.