Diferenças Geracionais No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

O local de trabalho de hoje pode conter pessoas em uma ampla faixa etária.

O local de trabalho de hoje pode incluir veteranos da Segunda Guerra Mundial, baby boomers, GenXers - nascidos entre 1965 e 1980 - e o grupo mais jovem recém entrando no local de trabalho, Millennials ou Geração Y. Experiências de vida podem afetar como as gerações encaram questões como vida profissional equilíbrio, tecnologia, gestão do tempo e hierarquia organizacional. Mesmo que ninguém diga, os Millennials podem pensar nos mais velhos como velhos fogies, e os velhos nebulosos podem considerar os Millennials verdes como grama. Um pouco de respeito e compreensão pode ajudar os dois a trabalhar juntos.

Estereótipos

Quando as pessoas falam sobre diferenças geracionais, elas freqüentemente usam estereótipos. As pessoas nascidas antes do 1946 são frequentemente chamadas de “geração silenciosa” e devem valorizar o trabalho duro. Os baby boomers valorizam a lealdade, enquanto o equilíbrio trabalho-vida é mais importante para os Gen-Xers. Os millennials, por outro lado, abraçam a inovação e a mudança. Embora possa haver algum valor para essas generalizações, é importante lembrar que as pessoas são indivíduos, e alguns idosos podem saltar na onda da inovação, enquanto os Millennials se retinham com receio. Estereótipos podem causar tantos problemas quanto diferenças geracionais.

Mantenha-o flexível

Se você está tentando gerenciar diferentes gerações no local de trabalho, uma tática importante é a flexibilidade, de acordo com o "The Wall Street Journal". Ofereça opções de trabalho como horários flexíveis, teletrabalho e trabalho fora do local, bem como opções mais típicas de trabalho. Horários flexíveis podem ser particularmente atraentes, mas por razões diferentes. O Milênio quer mais tempo social, o Gen-Xer tem filhos pequenos e o baby boom está cuidando de um pai idoso. Quando se trata de tarefas de trabalho, preste atenção aos resultados, e não aos detalhes de como o trabalho é realizado. Mantenha todos envolvidos em oportunidades educacionais, treinamento de carreira ou tarefas especiais.

Comunicação e Treinamento

Os estilos de comunicação podem diferir entre as gerações, assim como individualmente. Use vários métodos de comunicação, como e-mail, mensagens de texto, telefonemas e conversas cara a cara. Ao trabalhar com as pessoas ao longo do tempo, você começará a desenvolver uma noção do estilo que preferir. O treinamento é outra área em que as gerações podem diferir. Os baby boomers podem preferir apresentações em PowerPoint com folhetos, enquanto os funcionários mais jovens podem querer vídeos ou seminários baseados na Web. Não faça suposições, porque a dama de cabelos brancos no escritório da frente pode ser uma tecnóloga.

Valores e semelhanças

Embora cada grupo traga uma perspectiva única para o trabalho, ainda há semelhanças entre as gerações, de acordo com um artigo de novembro 2007 no site da American Management Association. Por exemplo, embora possam descrevê-lo de maneira diferente, todos os funcionários querem ser respeitados. A família é um valor importante para todas as idades, assim como a necessidade de que os líderes sejam confiáveis. Pessoas de qualquer idade podem resistir a mudanças se tiverem algo a perder, e pessoas de todas as gerações valorizam o feedback sobre seu desempenho. Então, Millennials, inicie uma conversa com aquele "velho velhote" no próximo cubículo. Pode ser uma experiência de mudança de vida para vocês dois.