
A natação é um exercício de corpo inteiro que também melhora a saúde cardiovascular.
Cardio - pode deixar você cansado e sem fôlego. Também pode fazer com que seu coração bombeie e, se você o fizer com bastante frequência, continue batendo forte nos próximos anos. Natação e corrida são atividades aeróbicas que podem ter um impacto positivo em seu coração e melhorar sua saúde geral, reduzindo o risco de doenças como ataque cardíaco, derrame e diabetes.
Benefícios Cardiovasculares
Natação e corrida ajudam o seu sistema cardiovascular, melhorando o seu ritmo cardíaco e treinando seu corpo para usar o oxigênio de forma mais eficiente. Um estudo da 2009 conduzido pela Cooper Clinic comparou várias medidas de saúde cardiovascular, incluindo pressão arterial e níveis de colesterol, entre nadadores, corredores, caminhantes e pessoas sedentárias. Este estudo mostrou que nadadores e corredores tiveram os melhores números desses grupos, demonstrando que tanto a natação quanto a corrida podem ser algumas das melhores formas de atividade aeróbica para ajudar a melhorar o funcionamento do coração.
Perigos do Overtraining
Enquanto nadar e correr proporcionam benefícios cardiovasculares, pode haver algum perigo para o seu coração se você exagerar. De acordo com um artigo de maio 2013 no "The Wall Street Journal", alguns médicos estão começando a traçar um paralelo entre overtraining e doenças cardíacas. "A doença cardíaca vem da inflamação e, se você estiver constantemente se inflamando cronicamente, nunca deixando seu corpo se curar, por que não haveria uma relação entre o excesso de exercício e a doença cardíaca?" o artigo cita John Mandrola, um eletrofisiologista cardíaco. O artigo também alega "estudos recentes sugerem que os benefícios significativos da mortalidade em corridas podem diminuir ou desaparecer em quilometragem superior a 30 milhas por semana". Os mesmos perigos podem ocorrer se você nadar dezenas de milhares de jardas a cada dia de treinamento. O Dr. Benjamin Levine, do Centro Médico do Sudoeste da Universidade do Texas, explica que "a maior parte da proteção cardiovascular vem do exercício em níveis mais moderados".
Freqüência Cardiovascular
Para obter os benefícios mais importantes da natação, corrida ou qualquer outro exercício cardiovascular, você precisa fazê-lo regularmente. MayoClinic.com recomenda fazer 150 minutos de exercício aeróbico moderado ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa a cada semana. A clínica também sugere a divulgação desta atividade durante a semana, para que você esteja idealmente fazendo exercícios de aeróbica cinco dias por semana.
Considerações
Quantidades moderadas de natação e corrida podem fornecer benefícios cardíacos semelhantes, então você precisa considerar seus objetivos de saúde e problemas médicos ao decidir qual exercício aeróbico incluir na sua rotina cardiovascular. A natação usa todo o seu corpo e tonifica cada grupo muscular enquanto condiciona seu coração. No entanto, não é um exercício de sustentação de peso. Se você quer um treino que também pode beneficiar seus ossos, você deve combiná-lo com o treinamento de força ou outras formas de aeróbica como correr. Correr melhora a sua resistência cardiovascular, mas a batida constante do pavimento pode ser difícil em suas articulações. Portanto, se você tiver problemas com os joelhos, deve fazer um exercício aeróbico de menor impacto, como nadar.




