Doenças Degenerativas Do Sangue Em Border Collies

Autor: | Ultima Atualização:

Seu border collie está sempre em alerta.

É difícil imaginar algo que reduza seu border collie inteligente e superenergético. Infelizmente, uma doença sanguínea degenerativa hereditária comum à raça pode fazer exatamente isso. Conhecido como síndrome do neutrófilo preso, ou TNS, os sintomas geralmente aparecem em filhotes ou cães jovens. Aproximadamente 10 por cento dos border collies são afetados.

Síndrome de Neutrófilos Presos

O papel das células brancas do sangue conhecidas como neutrófilos é combater a infecção e correr para o local da inflamação. Produzidos na medula óssea, os neutrófilos são liberados na corrente sanguínea para realizar seu trabalho. No SNT, a medula óssea produz neutrófilos, mas eles são "aprisionados" - não liberados em circulação na corrente sanguínea. Isso significa que os cães afetados não podem combater adequadamente as infecções e sofrer de um sistema imunológico comprometido.

Os sintomas

Muitas vezes, o primeiro sinal de TNS em um filhote de border collie é sua reação às vacinas iniciais. Os filhotes afetados podem ficar muito doentes depois de receber seus tiros, exibindo febre e mal-estar geral. Outros sintomas do SNT incluem perda de apetite, diarreia e dificuldade de locomoção. Esses filhotes também podem ser menores que o normal. Os sintomas dependem do tipo de bactéria a que o cão está exposto, mas incapaz de lutar. Embora seja incomum que os sintomas apareçam em um cachorro com idade acima de dois anos, isso pode acontecer.

Tratamento

Para diagnosticar o TNS, seu veterinário precisará realizar uma biópsia da medula óssea em seu border collie. Embora não haja cura para o TNS, o tratamento com esteróides e antibióticos pode dar tempo ao cão e permitir que ele viva com relativa normalidade. Eventualmente, o TNS geralmente se mostra fatal. A maioria dos cães diagnosticados com SNT não vive além dos dois anos de idade.

Testes Genéticos

Para que o TNS passe para os filhotes, ambos os pais devem ser afetados ou portadores do gene recessivo. Cães não afetados pelo TNS, mas carregando o gene, parecem perfeitamente saudáveis. Se dois cães portadores se reproduzem, aproximadamente 25 por cento da ninhada será afetada, de acordo com o serviço de testes genéticos OptiGen. Se você pretende criar seu border collie ou comprar um filhote, faça o teste genético. O percentual de 10 é um número muito alto de cães afetados, com linhas de demonstração e de trabalho de border collies experimentando a mutação genética. O teste envolve o envio de amostras de sangue ou cotonetes para um laboratório genético.