Over-grooming é uma causa comum de bolas de pêlo irritantes.
As bolas de pêlo não são divertidas para ninguém, seja você um felino ou simplesmente o dono de um. Enquanto seu gato sofredor está persistentemente tentando tossir uma das coisas feias, você está sujeito aos sons - e a preocupação sobre se sua gracinha vai realmente ficar bem!
O que são bolas de pêlo, afinal?
As bolas de pêlo parecem longas massas de cabelo emaranhado, em forma de tubo, e muitas vezes são cobertas por substâncias não digeridas - o que não é uma visão muito bonita. Apesar do nome, os aglomerados peludos geralmente não são redondos.
Hairballs ocorrem quando uma grande quantidade de pêlo do seu gato começa a recolher em sua barriga. Quando um gato lambe-se limpo durante a higiene, não é incomum para ela acidentalmente ingerir algum cabelo. Sem surpresa, quanto mais um gato noivos, mais oportunidades ela terá para experimentar hairballs traquinas. A situação toda normalmente termina com o seu pequeno hackeando a coisa - e estando fora de sua vida para sempre.
Sinais Chave
Quando seu gato está tentando passar uma bola de pelo, geralmente será muito fácil para você dizer. Você pode notar o seu gato vomitando muito - particularmente pequenas quantidades de cada vez. Se você olhar de perto para o vômito, você pode até ver um pouco de cabelo. Ela também pode continuar engasgando, cortando, tossindo e vomitando de forma intermitente - para a frustração das orelhas próximas.
Outros sinais
Se você ainda acha que precisa de mais evidências de que seu fluffball está tentando passar uma bola de pelo, fique atento a outros sintomas reveladores da situação nojenta. Seu pobre gatinho pode, de repente, parecer sem apetite. Ela também pode ficar constipada. Se você combinar essas coisas com sons contínuos de ânsia de vômito, provavelmente terá uma bola de pêlos nas mãos.
Cuidado
Embora geralmente inofensivo, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, bolas de pêlo excessivamente grandes às vezes podem causar obstrução intestinal - uma doença potencialmente perigosa para a saúde. Se o seu gatinho continua hackeando e nada está saindo, jogue de forma segura e inteligente e leve-a ao veterinário. A remoção cirúrgica da bola de pelo pode ser necessária.
Não assuma sempre que náusea e tosse são indicativos de bolas de pêlo. A náusea sem parar também pode estar ligada a uma condição respiratória grave - pense em asma. Se seu gatinho continua tossindo e hackeando e nada parece estar saindo, leve-a ao consultório do veterinário sem hesitação.