Cat Cinomose E Herpes

Autor: | Ultima Atualização:

É importante vacinar os gatinhos para prevenir a cinomose e o herpes.

Primeiro, a boa notícia. As probabilidades são você e seus amigos felinos nunca terão que passar pelo pesadelo que é a cinomose, contanto que você vacine para ele. O mesmo vale para o herpesvírus menos letal. Ambas as doenças, juntamente com a raiva, são consideradas as principais vacinas para gatos.

Panleucopenia Felina

A panleucopenia, o nome formal da cinomose, é extremamente contagiosa. Causada pelo parvovírus, relacionada ao mesmo culpado encontrado na cinomose canina, ou "parvo", atinge os gatinhos mais jovens. Uma vez em uma área, livrar-se dela é quase impossível sem o uso de desinfetantes poderosos. De acordo com o Mar Vista Animal Medical Center, o vírus pode durar um ano em ambientes fechados à temperatura ambiente. Gatos infectados eliminam o vírus através de todos os fluidos corporais. Gatos e gatinhos inalam o vírus pelo nariz ou pela boca.

Sintomas de cinomose

Se um gatinho cair com cinomose, ele estará literalmente lutando por sua vida. As taxas de mortalidade nos felinos afetados são tão altas quanto 90 por cento, de acordo com o Mar Vista Animal Medical Center. Os sintomas iniciais incluem perda de apetite, febre, vômitos e diarréia. Se o seu veterinário testar o sangue dele, a contagem de glóbulos brancos do gatinho será próxima de zero. O vírus invade seus intestinos, causando ulceração. O tratamento consiste em fluidos intravenosos e antibióticos, além de muita esperança e sorte.

Herpesvírus Felino

O herpesvírus felino pode causar estragos no sistema respiratório de um gatinho e em sua visão. Se você já encontrou gatinhos perdidos com olhos feridos, esse é o herpesvírus em ação. Gatos infectados liberam o vírus através de fluidos corporais, de modo que gatos e gatinhos o pegam via comida compartilhada e tigelas de água ou caixas de areia. Uma vez infectados, o vírus permanece com eles permanentemente. Sinais de infecção por herpesvírus incluem espirros, sibilos e secreção nasal, bem como conjuntivite, inflamação das membranas do olho. Enquanto o seu veterinário pode tratar os sintomas, os gatos podem sofrer surtos sempre que estiverem estressados ​​ou o sistema imunológico enfraquecer.

Vacinação

Felizmente, a vacinação pode evitar que seu gatinho sucumba à cinomose e reduz a gravidade da exposição ao herpesvírus. As diretrizes da Universidade da Califórnia na Escola de Medicina Veterinária de Davis recomendam que os gatinhos recebam a vacina inicial FVRCP, que protege contra herpesvírus felino 1, calicivírus felino e panleucopenia felina, com a idade de 6 semanas, com um reforço a cada três a quatro semanas até o reforço final com a idade de 16 semanas. Os gatos recebem outro reforço um ano depois. Depois disso, os gatos em ambientes fechados com baixo risco de infecção recebem reforços a cada três anos, enquanto os gatos ao ar livre devem receber uma injeção anual.