Yoga pode ser benéfico para a saúde do coração.
Um sistema cardiovascular forte é importante para a saúde, atividades da vida diária e ótimo desempenho atlético. Corrida e outros exercícios aeróbicos são conhecidos por serem eficazes para a construção de um coração forte e saudável. Mas pode surpreendê-lo ao descobrir que a ioga e o treinamento de resistência também são modos de exercício amigáveis ao coração.
Fundamentos da Saúde Cardíaca
A força cardiovascular é definida pela freqüência cardíaca, ou quantas vezes o coração bate por minuto; volume sistólico, que é a quantidade total de sangue bombeado por batida; e contratilidade, que é a força com a qual o coração se contrai a cada batida. Quando você se exercita, a frequência cardíaca, o volume sistólico e a contratilidade aumentam para atender à demanda de sangue rico em oxigênio nas células dos músculos em atividade. Quando você desafia seu sistema de fornecimento de oxigênio fazendo exercícios que estão ligeiramente além de sua zona de conforto, você provoca adaptações em seu coração e outras células musculares que tornam seu sistema cardiovascular mais forte e eficiente.
Treinamento tradicional de resistência
O exercício aeróbico, também chamado de exercício de resistência, é o modo tradicional de escolha para melhorar a força cardiovascular. É definido pelo movimento muscular contínuo rítmico de grandes dimensões ao longo de um período prolongado de tempo, geralmente mais longo do que os minutos 20. Corrida, caminhada, ciclismo, esqui cross-country, dança aeróbica e natação são apenas algumas das muitas opções de exercícios que se enquadram na categoria aeróbica. Enquanto algumas atividades aeróbicas são mais desafiadoras do que outras, encontrar uma atividade que você goste é fundamental. É mais provável que você se envolva consistentemente em uma atividade que seja divertida, colhendo os maiores benefícios a longo prazo para o seu sistema cardiovascular.
Treinamento de resistência
Muitas pessoas acreditam que, como o treinamento de resistência é considerado de natureza anaeróbica, não é benéfico para o sistema cardiovascular. Mas um estudo 2010 conduzido na Appalachian State University descobriu que os minutos 45 de treinamento resistido de intensidade moderada eram tão eficazes quanto o exercício aeróbico na redução da pressão sanguínea em repouso, um marcador significativo para a saúde cardiovascular. Esses achados são significativos para indivíduos que, por limitações musculoesqueléticas ou obesidade, não são capazes de realizar exercícios aeróbicos tradicionais. Um estudo da 2008 publicado no "Journal of Strength and Conditioning Research" descobriu que um programa que combina treinamento de resistência e exercícios de endurance foi ótimo para melhorar a aptidão cardiovascular de atletas masculinos e femininos.
Ioga
Yoga é frequentemente categorizado como um modo de exercício discreto para melhorar a flexibilidade e promover a meditação. Mas de acordo com uma revisão da literatura publicada no "International Journal of Yoga", a ioga pode ter uma influência positiva na saúde cardiovascular. Os benefícios incluem melhora da eficiência e do desempenho cardiovascular, redução da pressão arterial, diminuição dos hormônios do estresse, melhora da respiração e diminuição da deterioração da função cardiovascular relacionada à idade. Praticar ioga, além de exercícios aeróbicos e treinamento de resistência, beneficiará seu sistema cardiovascular, ao mesmo tempo que melhora sua postura, flexibilidade, força e bem-estar mental.