A postura do barco é uma postura de fortalecimento recomendada para pacientes com esclerodermia.
Esclerodermia, que significa "pele grossa" em grego, é uma condição que afeta a pele e os tecidos conjuntivos endurecendo e contraindo os vasos sanguíneos e o colágeno. Yoga é frequentemente recomendado para aqueles que sofrem da doença, como certas poses e exercícios podem aumentar a flexibilidade, força e mobilidade ao mesmo tempo aliviar os sintomas de aperto da pele e contração articular.
A doença
Existem dois tipos principais de esclerodermia que fortalecem as fibras que fornecem suporte e uma estrutura para o corpo. Esclerodermia localizada afeta a pele em certas áreas do corpo, onde a esclerodermia sistêmica mais grave afeta a pele e órgãos internos, como o coração, pulmões, rins e órgãos digestivos. De acordo com a MayoClinic, a esclerodermia afeta mulheres com mais frequência do que homens, ocorre em pessoas entre 30 e 50 anos de idade, e não é considerada uma doença genética ou contagiosa.
Como Yoga pode ajudar
Uma prática de yoga projetada para pacientes com esclerodermia pode aliviar muito os sintomas da doença e proporcionar benefícios significativos à saúde. Poses e sequências específicas podem estimular as glândulas e o funcionamento do sistema imunológico, bem como melhorar a circulação e normalizar a pressão arterial. Flexibilidade, mobilidade muscular e articular podem aumentar com a prática, e certas poses podem massagear os órgãos abdominais, melhorando a digestão. A capacidade respiratória e a elasticidade do tecido pulmonar também podem melhorar muito, o que é significativamente importante para os indivíduos que sofrem de esclerodermia sistêmica.
Poses Especiais De Ioga
Kathy Randolph, uma instrutora de yoga certificada, desenvolveu uma prática de yoga para esclerodermia, que envolve poses no chão, sentada e em pé. Sua prática envolve reviravoltas na coluna, como Marichyasana, ou pose de Marichi, e Ardha Matsyendrasana, ou Half Lord of the Fishes, que estendem e esticam a coluna e tonificam e massageiam os órgãos internos para melhorar a digestão e a eliminação. Paripurna Navasana, ou pose de barco, e curvando Setu Bandha Sarvangasana, ou pose de ponte, ajudam a fortalecer o núcleo, enquanto Trikonasana ou Triângulo posam, e sentam Ardha Chandrasana, ou postura de meia lua sentada, oferecem um alongamento lateral.
Bandas
Bandhas e kriyas, que são posturas estáticas que restringem ou contraem certas partes do corpo, também podem ser eficazes no alívio de sintomas de esclerodermia, oferecendo alívio digestivo significativo. Um dos bandhas que Kathy Randolph recomenda é uddiyana bandha, onde o abdômen é movido para dentro e para fora enquanto você está de pé, mãos nos joelhos para proteger a parte inferior das costas. Outro é o nauli kriya, onde o abdômen é movido para frente e para trás, o que pode permitir que o conteúdo do cólon se torne uma forma mais líquida, permitindo que a gravidade assuma as funções de qualquer músculo do cólon liso e debilitado.