Você é responsável por cobranças autorizadas no seu cartão de crédito.
Ajudar um membro da família vem naturalmente para a maioria das pessoas. Se um parente de fora da cidade precisa de um lugar para ficar, você é mais do que feliz em estender o tapete de boas vindas e oferecer-lhes um quarto e hospitalidade. Mas quando um membro da família quer usar seu cartão de crédito, você pode estar arriscando seu futuro financeiro.
A decisão
Deixar um membro da família usar seu cartão de crédito é uma decisão que merece consideração cuidadosa. Algumas das coisas em que você tem que pensar são se você confia em seu parente para pagar por suas cobranças, se você pode pagar por elas se ele não o fizer, se você precisará do crédito disponível que ele usa e como as cobranças afetarão seu rating de crédito. Se as respostas a essas perguntas fizerem sentido para sua situação, talvez você se sinta à vontade para emprestar seu crédito a um parente.
Prós
Às vezes você quer ajudar um membro da família que tem um problema de fluxo de caixa, mas você simplesmente não tem dinheiro para isso. Se você está abaixo do limite de seus cartões de crédito, permitir que a pessoa use seu cartão para comprar algo ou obter um adiantamento em dinheiro é uma maneira de ajudar. É como se você fizesse um empréstimo de curto prazo sem gastar suas economias. Desde que o seu ente querido lhe pague a tempo e cubra os juros ou encargos financeiros incorridos, pode ser uma situação vantajosa para todos.
Contras
A desvantagem de dar a um membro da família acesso ao seu crédito acontece se ele não lhe pagar. A falta de um pagamento pode desencadear cobranças atrasadas, elevar sua taxa de juros e reduzir sua pontuação de crédito, deixando você na mão se tiver que pagar a dívida dele. A tensão também pode interferir nas relações familiares. O consultor de dinheiro Dave Ramsey diz aos telespectadores para seu programa de rádio de finanças pessoais que o peru de Ação de Graças tem um gosto diferente quando você está comendo com um mutuário. Antes de deixar alguém usar seu cartão, perceba que seu relacionamento pode mudar.
Documentação
A documentação do acordo com seu parente pode ajudá-lo a evitar mal-entendidos mais tarde. Se você colocar o seu acordo por escrito e ambos assinarem, você terá um registro claro do que cada um concordou em fazer. Idealmente, você será reembolsado integralmente e no prazo, mas também terá a opção de realizar ações de cobrança se algo der errado. Caso contrário, quando o membro da sua família não pagar, você poderá pagar a conta e considerar o empréstimo como presente.