Perguntas A Serem Feitas Ao Sublocar

Autor: | Ultima Atualização:

Perguntas a serem feitas ao sublocar

Então, seu amigo de um amigo tem um quarto vazio em seu condomínio alugado. Ele quer gastar algum dinheiro extra a cada mês, tornando-se seu senhorio. Você concorda, achando que é mais fácil seguir esse caminho do que ser submetido a uma verificação de crédito e um enorme depósito, e um amigo de um amigo ainda é um amigo - então, o que poderia ser tão complicado? Muito.

Antes de gastar o aluguel de um sublocatário, há muitas perguntas que você deve fazer. Você não quer acabar perdendo dinheiro - ou, pior ainda, estar na rua no dia seguinte.

Olhe para o arrendamento

Peça para ver o contrato original. Se houver uma cláusula que indique que sublocação não é permitida - e esse tipo de cláusula é geralmente mais comum do que não - você e seu amigo podem ser despejados dentro de dias após o proprietário descobrir, dependendo das leis de despejo do seu estado.

Um senhorio quer saber quem está vivendo em sua propriedade. Ele quer avaliar o locatário e garantir que ele tenha um bom inquilino responsável. Se o seu amigo o trouxer para baixo sem a permissão do senhorio, você pode estar violando o contrato e sujeito a receber a bota. Se o aluguel permitir subinquilatos, encontre o locador se possível antes de alugar.

Co-inquilino ou inquilino mestre?

Se você aluga diretamente do outro inquilino, ele é efetivamente seu senhorio e, em muitos estados, pode despejá-lo, assim como o senhorio pode despejá-lo. Você será listado como um co-inquilino ou como um subinquilino? Um co-inquilino assume a mesma responsabilidade pela unidade de aluguel e pode ter que depositar um depósito igual ao inquilino original antes de se mudar. Os colegas de quarto que são co-inquilinos não podem despejar seus companheiros de conciliação na maioria dos estados.

Quais são os termos de locação?

Pergunte quando o contrato de arrendamento está em cima da unidade. Você pode ter planos para ficar por seis meses ou mais, mas se o contrato do locatário original expirar em dois meses e ele deixar de informá-lo, você pode acabar sem aviso prévio e sem lugar para morar. Descubra se você pagará mensalmente ou precisará assinar um contrato mais longo com o locatário original.

Custos de aluguel e entrega

Pergunte ao locatário principal qual é o aluguel, o depósito de segurança e os custos de movimentação. Alguns inquilinos que sublocam e planejam ficar longe do aluguel podem querer todo o período de aluguel adiantado. Se você pegar a unidade de locação, certifique-se de obter um recibo do depósito de segurança e assinar um contrato por escrito com o locatário principal. Faça uma análise inicial e anote todos os danos existentes para que você não seja responsável por eles quando sair.

Utilidades e outras despesas

Pergunte qual é a taxa média mensal de utilitários. Se o locatário principal sair por um período de tempo e deixar você com uma antena parabólica de canal 300 que você não quer, ou Wi-Fi que você não usa, você terá essa despesa adicional desnecessária. Pergunte se ele considerará dividir parte do custo dos serviços com você, especialmente se você estiver sublocando apenas um quarto enquanto estiver ausente. Pergunte quem faz reparos ou manutenção em sua unidade se algo acontecer em uma emergência.