Violência No Local De Trabalho E Abuso

Autor: | Ultima Atualização:

Os argumentos podem ser escalados se você não resolver os problemas no início.

Um dos problemas com a violência e abuso no local de trabalho é que muitas vezes não é relatado. Mas não deixe que o medo e a desinformação impedem que você e seus colegas denunciem a violência no local de trabalho e o abuso cada vez que isso acontece. Os efeitos da violência e abuso no local de trabalho podem variar desde lesões físicas e emocionais até estresse residual nas famílias e na comunidade. Os empregadores também sofrem em termos de perda de produtividade e pouca retenção. A empresa também se prepara para desenvolver uma reputação como um ambiente de trabalho inseguro e um lugar onde os consumidores não querem trazer seus negócios.

Escopo

Uma das razões pelas quais a violência e o abuso no local de trabalho costumam passar despercebidos e não são atendidos é que as vítimas, testemunhas e às vezes até os agressores não estão cientes de que o abuso está ocorrendo. Parte do problema é que os atos que são referidos como "intimidação" ou "assédio" não podem ser levados tão a sério. No entanto, todos esses termos resumem-se basicamente a uma definição: qualquer ação que cause dano a um funcionário em qualquer nível é abusiva. Um chefe ignorando perguntas, escárnio, atribuição injusta de tarefas, observações depreciativas, ameaças de agressão e ataques físicos reais são considerados violência ou abuso no local de trabalho. Muitas pessoas pensam que apenas a violência física em si é um crime, mas isso não é verdade.

Causas

A violência e o abuso no local de trabalho podem ser causados ​​por uma interação complexa de fatores. Os trabalhadores podem estar sujeitos à violência de invasores, incluindo supostos ladrões, clientes irritados, contatos pessoais ou supervisores. Chefes estão sujeitos a violência das mesmas fontes. Algumas das causas mais claras, no entanto, derivam das condições de trabalho. Por exemplo, estresse, redução de horas, dificuldades financeiras e críticas regulares podem ser sinais claros de que seu local de trabalho pode estar em risco de violência. Disputas ou hostilidades contínuas entre funcionários ou alusões à violência devem sempre ser levadas a sério.

efeito

A violência e o abuso no local de trabalho podem causar sérios danos em muitas frentes. Com certeza, as vítimas de violência ou abuso podem experimentar qualquer coisa, desde irritação e alienação até trauma emocional grave, lesão física ou até mesmo a morte. Testemunhas, perpetradores e famílias podem ser igualmente afetados emocionalmente por estresse, tristeza ou até mesmo violência, caso se envolvam. Situações voláteis podem se traduzir em tensão para todos no local de trabalho. O negócio também pode ser afetado financeiramente pelo aumento dos custos de seguro, ações judiciais, diminuição da produtividade e por danos à sua imagem e reputação. A violência e o abuso no local de trabalho podem colocar as empresas fora do negócio.

Soluções

As empresas precisam de mecanismos para lidar com a violência e o abuso. Isso inclui uma política e ferramentas claramente escritas para combater a violência e o abuso. Por exemplo, os conselheiros do local de trabalho e as equipes de gerenciamento de disputas dão aos funcionários um lugar para trazer preocupações. Os trabalhadores devem ser treinados sobre o que é violência e abuso no local de trabalho e como deve ser tratado. Deve haver uma política universalmente compreendida para responder e denunciar violência e abuso. Embora isso provavelmente não possa ser evitado por completo, algumas das medidas adotadas para evitar isso podem ajudar a impedir incidentes antes que eles sejam iniciados.